Museu Municipal de Lagos encerra para «importantes obras»

O Museu Municipal de Lagos vai encerrar, temporariamente, no próximo dia 1 de Setembro, para «importantes obras de reabilitação e […]

O Museu Municipal de Lagos vai encerrar, temporariamente, no próximo dia 1 de Setembro, para «importantes obras de reabilitação e ampliação» daquele espaço. 

A Câmara de Lagos prevê que a intervenção esteja concluída no início de 2019. A Igreja de Santo António, que lhe é contígua, vai permanecer aberta ao público.

Estas obras vêm completar um processo que começou precisamente com a reabilitação daquela igreja. Os trabalhos serão feitos pelos serviços municipais, apoiados pelas instituições de tutela do património cultural (Direção Geral do Património Cultural e Direção Regional de Cultura do Algarve).

As obras integram várias etapas, como a preparação de todos os procedimentos necessários para retirar e manter em segurança as coleções do museu, a promoção do tratamento das peças que apresentam maiores fragilidades e a remodelação e beneficiação arquitetónica do edifício, «reforçando as suas estruturas, substituindo e uniformizando completamente as suas coberturas e dotando-o de adequados sistemas de controlo ambiental», explica a Câmara de Lagos.

Além disto «haverá a apresentação de uma exposição completamente renovada, com informação otimizada para os visitantes, não esquecendo o seu fundador: José Formosinho».

«Quanto à ampliação do museu ao edifício da antiga cadeia e a um edifício contíguo localizado na rua de São Gonçalo de Lagos irá permitir a instalação de um novo núcleo dedicado à arqueologia, bem como à criação de espaços técnicos, um espaço para serviço educativo e mais área para reservas», acrescenta.

O processo de “Remodelação, Modernização e Dinamização do Museu Municipal Dr. José Formosinho”, candidato a financiamento comunitário ao abrigo de uma candidatura ao CRESC Algarve 2020, completa a obra de reabilitação da Igreja de Santo António já realizada e também feita ao abrigo de financiamentos no âmbito do antigo quadro comunitário.

O investimento total desta intervenção é de cerca de 3,5 milhões de euros, com a comparticipação prevista a ser de 2 milhões.

Segundo a Câmara de Lagos, prevê-se que estas obras contribuam para «a valorização do Museu Municipal José Formosinho e para a atratividade a este equipamento museológico e à própria Igreja de Santo António».

Durante este período o valor da entrada na Igreja será de 1,50 euros, aplicando-se os habituais descontos.

Assinalando no dia 23 de Agosto o seu 87º aniversário, o Museu Municipal José Formosinho «atingiu, desde cedo, o reconhecimento nacional e internacional», diz a autarquia lacobrigense.

«No Algarve foi, durante muito tempo, uma das poucas instituições museológicas existentes: as suas coleções multidisciplinares, de grande valor histórico e cultural, têm atraído pessoas de diferentes extratos socioculturais, algumas delas com provas dadas em termos científicos», acrescenta.

«A sua vocação de Museu Regional foi fundamental para dar a conhecer o valioso acervo arqueológico de Lagos e dos concelhos limítrofes, que enriquece e enche de orgulho a cidade e a região, mas também outros recursos que incorporaram secções de igual importância, como a Etnográfica e a História Natural, continuando, ainda hoje, a ser alvo de doações, prova do carinho que o museu merece da parte de muitos cidadãos», conclui.

 

Comentários

pub