Monchique dedica semana à juventude com atividades para todos os gostos (e idades)

Monchique vai dedicar uma semana à juventude entre 12 e 19 de Agosto. Teatro, música, performances, ou torneios de videojogos […]

Terrakota

Monchique vai dedicar uma semana à juventude entre 12 e 19 de Agosto. Teatro, música, performances, ou torneios de videojogos são algumas das propostas da Câmara Municipal para os jovens monchiquenses.

A Semana da Juventude arranca a 12 de Agosto, com “Thô Xaringade e Mal Pague”, a revista à portuguesa do Boa Esperança, às 21h30, que promete atrair jovens de todas as idades ao Parque de São Sebastião.

“Entremundos” é a proposta para o dia 13 Agosto, às 21h30, no Largo dos Chorões. O espetáculo aborda «as culturas tradicionais dos Gigantes das Formas Animadas», numa «performance deambulante de marionetas de grande dimensão, que, cruzando técnicas de construção e manipulação contemporâneas, convida a redescobrir e relembrar as perspetivas, formas e dimensões da visão de uma criança», explica a Câmara de Monchique.

No dia 14 de Agosto, haverá uma Oficina de Bijutaria Criativa com Materiais Naturais, no largo em frente ao Espaço Jovem de Monchique, às 15h30. Esta atividade requer inscrição prévia até 10 de Agosto.

No dia seguinte, a Semana da Juventude convida a uma viagem “Por Sons Nunca Antes Navegados”, na Galeria de Santo António, às 18h00. Esta iniciativa convida a «descobrir e a redescobrir as sonoridades do planeta de olhos vendados e embarcar numa “nau” onde o itinerário pode ser delineado por um percutir de um tambor senegalês ou pelo dedilhar de uma tampura indiana».

Na terça-feira, 15 de Agosto, às 21h30, no Parque de São Sebastião, haverá concerto com Terrakota, numa «fusão surpreendente de música de raízes da África, América Latina, Brasil, mundo árabe, Índia e além. Uma descarga poderosa de grooves ferventes, um expresso musical transcontinental, um grito para o mundo mudar o curso, uma celebração da Liberdade!», segundo a autarquia.

BMX Water Jump

A banda vai ter convidados especiais no palco, uma vez que, no mesmo dia, mas às 11h00, no Parque da Vila, haverá uma oficina de dança e percussão da costa ocidental africana, cujos participantes vão participar no espetáculo de Terrakota.

O dia 16 é dedicado ao desporto, mais propriamente ao BTT, com o passeio “Monchique ao Luar”. A Câmara de Monchique diz que esta é uma «oportunidade para percorrer os caminhos e trilhos na periferia da vila ao luar e participar num excelente convívio». A partida está marcada para o Largo dos Chorões, às 21h00, e o percurso é de 30 quilómetros.

«Estimular a criatividade e a imaginação através da construção de uma história e dos seus personagens» é o objetivo do Atelier de Teatro de Sombras, marcado para 17 de Agosto, às 15h30, na Galeria de Santo António. Esta atividade tem como destinatários crianças e jovens dos 5 aos 14 anos e requer inscrição até 10 de Agosto.

Para o mesmo dia, às 16h00, está marcado, para as Piscinas Municipais, um «clássico da Semana da Juventude»: o BMX Water Jump Summer Session 2017, numa «noite repleta de adrenalina e emoção». Haverá saltos acrobáticos em bicicleta BMX, que terminam com um mergulho na piscina.

Um dos momentos altos da Semana da Juventude acontece no dia 18, às 22h00, com o concerto da banda de soul portuguesa HMB, no Parque de São Sebastião.

HMB

No último dia da Semana da Juventude, 19 de Agosto, haverá uma Noveloteca, onde o público é convidado a escolher uma meada e uma pessoa com quem a dobar. Segundo a autarquia, a intenção da atividade é «juntar gerações diferentes».

Em cada meada, há um papel com as ‘instruções’ e, «do encontro entre as duas pessoas, devem nascer ideias para uma história que cada um (a pares ou individualmente) vai escrever e desenhar num pequeno livro em branco».

Esta atividade está marcada para as 10h00, na Galeria de Santo António, e também carece de inscrição até 10 de Agosto.

Às 17h00, do mesmo dia, os Lav Lur apresentam, na Rua do Porto Fundo, «um concerto para qualquer espaço e para qualquer público, amigável para crianças, percetível para estrangeiros, espetacular para velhotes, engraçado para banqueiros».

A Câmara de Monchique explica que «Lav Lur quer dizer Boas Notícias em arménio» e que o espetáculo «nasceu do encontro entre uma atriz e ilustradora portuguesa e um músico parisiense de origens arménia e americana, que partilham o sonho de serem trovadores e viajarem mundo fora, levando boas notícias a todos os públicos».

A fechar a programação da Semana da Juventude, às 19h00, no Largo dos Chorões, haverá Batik, um espetáculo de dança e percussão com «ritmos contagiantes transmitidos pelas intensas batidas de dunduns e djambés», que «promete contagiar a todos os espetadores com ritmo, cor e melodia».

Entre 16 e 18, decorre ainda um torneio do videojogo WRC, no Espaço Internet de Monchique, que requer inscrição prévia até 10 de Agosto.

As inscrições para as atividades da Semana da Juventude devem ser feitas através do e-mail [email protected] ou do telefone 282 910 205.

Comentários

pub