Ministro garante PIR e renovação da concessão da Armona «até final de 2017»

O Plano de Intervenção e Requalificação da Armona vai ser aprovado «até final do ano», garantiu esta segunda-feira, dia 21 […]

O Plano de Intervenção e Requalificação da Armona vai ser aprovado «até final do ano», garantiu esta segunda-feira, dia 21 de Agosto, o ministro do Ambiente João Matos Fernandes, durante a visita que fez ao Algarve.

O membro do Governo disse aos jornalistas, à margem da sessão de assinatura de um protocolo para a construção do novo cais da Ilha de Tavira, que estava atento ao processo relativo ao núcleo habitacional existente nesta ilha-barreira da Ria Formosa e que tencionava resolvê-lo ainda em 2017.

A mesma garantia foi dada ao presidente da Câmara de Olhão, num encontro entre o António Pina e o ministro do Ambiente. Nessa reunião, João Matos Fernandes «deixou claro que, também até ao final de 2017, será renovada a concessão da Armona à Câmara Municipal de Olhão, por outro período de 30 anos, com nova delimitação territorial, por forma a salvaguardar os interesses de todos quantos possuem casa na ilha», segundo a autarquia olhanense.

«O resultado destas conversações veio mais uma vez dar conta de que temos no Ministério do Ambiente um interlocutor privilegiado e atento às especificidades de um território como a Ilha da Armona e das suas gentes. Soubemos demonstrar ao senhor ministro a importância destes dois documentos e ele tem sido sensível aos nossos apelos. Hoje é um dia muito feliz para todos os olhanenses, em particular os moradores da Ilha da Armona», considera António Pina.

A aprovação do PIR da Armona e o receio de que algumas casas, nomeadamente aquelas cujos proprietários são estrangeiros, sejam demolidas, levou um grupo de pessoas a concentrar-se frente aos Paços do Concelho de Olhão, na passada semana.

Na altura, o presidente da Câmara, que recebeu uma delegação dos manifestantes, já antevia que pudessem sair garantias da reunião que iria manter dias depois com João Matos Fernandes.

Comentários

pub