Ministro do Ambiente lançou 5,7 milhões de euros de obras para dar água a Mértola

Os problemas de abastecimento público de água em Mértola deverão estar superados dentro de três anos, depois de ontem, dia […]

Os problemas de abastecimento público de água em Mértola deverão estar superados dentro de três anos, depois de ontem, dia 9, o ministro do Ambiente ter estado naquela vila para adjudicar uma empreitada e lançado dois projetos para reforçar o abastecimento de água no concelho.

Ao todo, serão investidos 5,7 milhões de euros, em dois projetos destinados a reforçar o abastecimento de água ao concelho e a ligar os atuais sistemas de captação subterrânea a duas origens fiáveis. Será assim feito o reforço da adução de água ao RV6 em Mértola e a adução à zona noroeste de Mértola, mediante a ligação destes sistemas às albufeiras do Monte da Rocha (Ourique) e Guadiana Sul (Serpa).

O ministro João Pedro Matos Fernandes considerou que, quando os trabalhos estiverem concluídos, acabarão «os problemas que sobressaltam as pessoas e que neste ano têm sobressaltado de falta de água», com uma solução para «50 anos».

Por seu lado, João Silva Costa, administrador executivo da Águas Públicas do Alentejo, sublinhou que este investimento vão permitir ultrapassar as dificuldades sentidas ao nível da qualidade de água das captações subterrâneas, cada vez «mais escassas» numa zona com problemas devido à pouca chuva, às temperaturas elevadas e às dificuldades de distribuição.

O ministro do Ambiente, que falava aos jornalistas no fim da cerimónia, acrescentou que o investimento «responde àquela que era a principal lacuna que tínhamos em termos de segurança no abastecimento de água em todo o país».

As obras ontem anunciadas juntam-se a outro «grande investimento, que ronda os 42 milhões de euros», acrescentou o ministro Matos Fernandes. Trata-se da « interligação entre barragens», a partir do Alqueva, e «também o reforço da capacidade de tratamento de água».

O governante acrescentou que «dentro de um ano a situação [em Mértola] já estará melhor», embora a solução na totalidade só deva estar concluída dentro de três anos.

Segundo a Câmara de Mértola, «o arranque das obras da primeira empreitada está previsto já para o decurso do último semestre de 2017, com um prazo de realização de um ano». As segunda e terceira obras «preveem-se que possam ficar concluídas dentro de dois anos».

A autarquia salienta que se tratou de «um dia histórico para Mértola, dado que os investimentos lançados são decisivos para a resolução dos problemas de abastecimento de água que atingem, especialmente em períodos de seca, várias localidades do concelho, constituindo-se, também, como um passo em frente na garantia da qualidade de vida das populações locais, dado que o concelho deixará de depender dos furos artesianos, de pouca quantidade e difícil acesso, para ficar servido com uma origem superficial que dá outras garantias de quantidade e até de qualidade da água».

 

Fotos: Câmara Municipal de Mértola

 

 

Comentários

pub