Mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve tem três novas disciplinas de opção

O mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve (UAlg) tem três novas disciplinas: Horticultura Ornamental e Ambiental, Produção de Pequenos […]

O mestrado em Hortofruticultura da Universidade do Algarve (UAlg) tem três novas disciplinas: Horticultura Ornamental e Ambiental, Produção de Pequenos Frutos e Instalação e Manutenção de Relvados, que vão permitir «aos futuros alunos desenvolver conhecimentos em áreas mais emergentes». 

A disciplina de Horticultura Ornamental e Ambiental vai proporcionar formação especializada sobre a utilização de plantas ornamentais em parques e jardins e sobre os serviços ecossistémicos associados.

Os alunos aprenderão «também a planear uma fito-ETAR simples, piscinas biológicas, intervenções de engenharia natural para estabilização de taludes e, técnicas de regulação de crescimento a aplicar a uma cultura específica», explica a UAlg.

Estes estudantes saberão ainda usar os conceitos e a informação proporcionados pela geobotânica para sugerir plantações de autóctones para recuperar um local ou implantar um espaço verde sustentável, além de que também vão aprender a fazer um diagnóstico da paisagem regional, através do reconhecimento das espécies autóctones e exóticas mais relevantes.

A disciplina de Produção de Pequenos Frutos permitirá aos futuros alunos obter um conhecimento aprofundado sobre o cultivo de diferentes espécies frutícolas produtoras de pequenos frutos, nomeadamente, framboesa, amora, mirtilo, morango, kiwi ou uva de mesa.

«Os mestres em Hortofruticultura passarão, assim, a ficar melhor preparados para trabalhar como técnicos em explorações agrícolas ou empresas comercializadoras de frutos destas espécies», diz a UAlg.

A disciplina de Instalação e Manutenção de Relvados pretende que os alunos sejam capazes de dominar os conceitos fundamentais sobre as espécies/variedades de relvas disponíveis para a instalação de relvados. Outros propósitos são conhecer quais são as formas de instalação de relvados, a melhor preparação do solo, a instalação do sistema de rega e de drenagem, os tipos de relvados, e manutenção e tipos de utilização destes.

Com esta disciplina o mestre em Hortofruticultura «adquirirá conhecimentos sobre as práticas de gestão e manutenção de relvados, preparando-o para poder integrar equipas de gestão e manutenção de campos de golfe, campos de futebol e jardins públicos», segundo a UAlg.

As candidaturas a este mestrado ainda estão abertas até ao próximo dia 1 de Setembro, sendo esta a última edição em regime pós-laboral. A partir do ano letivo 2018/19 o curso passará a funcionar em regime diurno.

Estas candidaturas podem ser feitas aqui.

Comentários

pub