Meia tonelada de resíduos recicláveis recolhida durante pré-campanha da Feira Medieval de Silves

Meia tonelada de resíduos foi recolhida e reencaminhada para reciclagem, durante a pré-campanha da Feira Medieval de Silves, que decorreu […]

Meia tonelada de resíduos foi recolhida e reencaminhada para reciclagem, durante a pré-campanha da Feira Medieval de Silves, que decorreu de 24 de Julho a 7 de Agosto, anunciou a Câmara local.

Esta campanha de reciclagem de papel, cartão e embalagens contou com 133 participantes, entre os consumidores de água com contrato de abastecimento no concelho de Silves, ou seja, «duas vezes mais pessoas do que em 2015 e 2016».

Ao todo, foram entregues 461 quilos de resíduos recicláveis, dos quais 266 quilos de papel/cartão e 195 quilos de plástico/metal.

A autarquia salienta que estes valores também representam «uma duplicação em relação aos valores apurados nas edições de 2015 e 2016 da Feira Medieval». Os participantes receberam prémios, nomeadamente, entradas para o certame.

A Feira Medieval de Silves é um «EcoEvento» há já três anos, categoria que lhe foi atribuída pela Algar, empresa certificada e responsável pelo Sistema de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Algarve.

«Na verdade, desde o seu início que este evento âncora da Câmara Municipal de Silves tem sido uma referência no que toca aos cuidados com higiene e limpeza, procurando-se preservar o mais possível a qualidade ambiental do espaço onde a mesma recorre, implementando regras cuidadas de recolha e separação dos resíduos de embalagens recicláveis (papel/ cartão, plástico/ metal e vidro), revelando a organização a maior responsabilidade e preocupação com as questões da sustentabilidade».

Por isso, a Algar assegura «formação específica aos responsáveis pela higiene e limpeza do recinto, disponibilizando os equipamentos para a deposição de resíduos», nomeadamente sacos verdes, azuis e amarelos, que permitem a sua separação.

Comentários

pub