“Le Voci delle Grazie” estreia-se em Portugal na Ermida de Guadalupe

O ensemble “Le Vocci delle Grazie” estreia-se em Portugal no próximo dia 18 de Agosto, às 17h00, para um concerto […]

O ensemble “Le Vocci delle Grazie” estreia-se em Portugal no próximo dia 18 de Agosto, às 17h00, para um concerto na Ermida de Guadalupe, em Vila do Bispo.

“Le Voci delle Grazie” é um jovem ensemble de música de câmara conjugando a soprano Bethany Shepherd, a mezzosoprano Laura Lopes com o baixo contínuo do cravista Mariano Boglioli, a viola da gamba de Garance Boizot, a harpa de Kit Spencer e a teorba e alaúde de Talitha Witmer.

Dirigido por Laura Lopes, o programa “Dialogo delle due Marie” «tem como tema a morte de Jesus aos olhos das duas figuras femininas fulcrais na sua vida: a Virgem Maria e Maria Madalena», explica a Direção Regional de Cultura do Algarve.

«A dor conjunta destas duas Marias é consagrada no dueto de Legrenzi Dialogo delle due Marie, inspiração para este programa de concerto: após a crucificação de Jesus, as duas Marias refletem sobre o sofrimento de uma vida sem Ele e rezam pela salvação», considera.

«Para complementar os lamentos e diálogos, neste concerto escolhemos hinos marianos e obras instrumentais que espelham as possibilidades tímbricas que podem colorir o som do ensemble “Le Voci delle Grazie”», explica.

A iniciativa conta com o apoio da “Quinta do Barranco Longo” e integra o DiVaM, o programa de dinamização e valorização dos monumentos promovido anualmente pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

O evento integra-se no ciclo de música antiga “Sons Antigos a Sul”, um projeto anual da Academia de Música de Lagos para promoção e divulgação da Música Antiga no Algarve. Este ano a programação estende-se ainda para à Igreja Matriz de Monchique, consagrada a Nossa Senhora da Assunção.

Este festival de música tem o rótulo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, da European Festivals Association, apoiado pela União Europeia.

 

Comentários

pub