Jovens em férias abrem as portas das igrejas de Tavira

A cidade de Tavira promove até 30 de Agosto um programa de “férias ativas” que permite abrir ao público 14 […]

A cidade de Tavira promove até 30 de Agosto um programa de “férias ativas” que permite abrir ao público 14 igrejas, de segunda a sexta, das 10h15 às 12h30 e das 14h30 às 17h45.

«O ‘Tavira-Férias Ativas’, destinado a proporcionar o aproveitamento dos tempos livres dos jovens no período de pausa escolar, proporciona a abertura das igrejas como forma de valorização do património religioso do concelho», adianta o município algarvio.

O percurso pelas igrejas da cidade esteve no centro da mais recente edição do programa ‘70×7’, na RTP2, numa iniciativa que congrega esforços da Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria do Castelo, Fábrica da Igreja Paroquial de Santiago, Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, Ordem Franciscana Secular de Tavira (O.F.S.) e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Alexandra Rufino, técnica de Património da Santa Casa da Misericórdia de Tavira, fala em «muitos visitantes diários» na igreja da Misericórdia, que apresenta uma exposição dedicada à devoção mariana.

Ana Paula Martins, vice-presidente da Câmara Municipal de Tavira, sublinha a aposta no centro histórico e refere que a abertura das igrejas para ser visitada pelos turistas foi «desde sempre uma aposta».

Em 2011 o programa ‘Férias Ativas’, desenvolvido pela Câmara, envolveu também as paróquias da cidade para que as igrejas pudessem abrir portas.

Os jovens com mais de 16 anos são assim «a primeira cara da cidade», observa Ana Paula Martins.

Em cada igreja, um jovem acolhe quem chega e fornece as explicações necessárias, ajudando a divulgar o património local.

Tomás Bravo, vigilante nas igrejas de Tavira, fala numa adesão «cada vez maior», com um número crescente de visitantes.

O programa cultural que abre as igrejas aos visitantes gerou uma iniciativa das paróquias de Tavira, que criaram uma marca e uma rede de pequenas lojas junto dos templos.

‘Artegilão’ é o nome e a marca de um projeto que não se pretende comercial mas apenas uma forma de oferecer aos turistas objetos culturais relacionados com os lugares que visitam, ao mesmo tempo que se geram verbas para recuperar o património

O padre Miguel Neto, pároco de Santa Maria e São Tiago, assinala que «é importante que o turista saiba a finalidade da sua compra», com a noção de que «está a contribuir para o restauro das igrejas».

O sacerdote espera que seja possível motivar as pessoas a visita Tavira «de propósito para ver as igrejas».

Comentários

pub