Jovens de nove países encontraram-se em Messines para construir parques de merendas

15 jovens de nove países estiveram em São Bartolomeu de Messines, entre 3 e 14 de Julho, onde construíram voluntariamente dois parques […]

15 jovens de nove países estiveram em São Bartolomeu de Messines, entre 3 e 14 de Julho, onde construíram voluntariamente dois parques de merendas na vila.

Um dos parques fica situado nas Cortes, junto a uma nora, e o outro fica junto à linha de comboio, encostado ao túnel de acesso à estação.

Os jovens oriundos de Itália, Rússia, Coreia do Sul, França, Holanda, Bielorrússia, República Checa, Turquia e Polónia foram acolhidos pela Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines.

Segundo a instituição, «durante estes dias o trabalho foi muito exigente, os jovens não só ​fizeram o chão em calçada, como construíram muros, cavaram o solo, endireitaram o terreno e colocaram as mesas, bancos e uma churrasqueira, para que o parque vá ao encontro das necessidades da população».

Os voluntários trabalharam cinco horas por dia, de segunda a sábado, com a ajuda de funcionários da Junta de Freguesia de Messines que «não só ensinaram os jovens, como também eles “meteram as mãos na massa” e ajudaram a erguer este arrojado trabalho».

A Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines explica que «este projeto surgiu de uma candidatura ao Instituto Português da Juventude e do Desporto, no qual se juntaram várias entidades, nomeadamente a Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines, ​a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines e a Câmara Municipal de Silves».

Além dos parceiros oficiais, acrescenta a instituição, «ainda existiram apoios pontuais de empresas como o Intermarché que apoiou este projeto desde a primeira instância».

Também os moradores colaboraram com esta iniciativa. «Não faltou nem laranjada, nem limonada ou até bolos ”acabadinhos” de fazer,  dados gentilmente por uma vizinha nas Cortes, que​ como agradecimento pela requalificação do espaço e pelo esforço dos jovens brindou o grupo com a sua simpatia diariamente», conta a Casa do Povo.

Além de trabalharem, os jovens também tiveram oportunidade de visitar a Queda do Vigário, as fontes de Alte, as praias algarvias, o castelo e a zona histórica de Silves, a Casa Museu João de Deus, ou o Museu do Traje e locais de animação noturna.

Segundo a Casa do Povo, foram «dias enriquecedores para todos os intervenientes que também puderam cozinhar e provar iguarias típicas de cada país, desde a original salada russa, à doçaria checa, e ao gaspacho».

 

Comentários

pub