Hangares da Culatra celebram os cem anos de aviação marítima no Algarve

Os Hangares vão celebrar o centenário do Centro de Aviação Marítima do Algarve (1917-2017) no dia 30 de Agosto com […]

Os Hangares vão celebrar o centenário do Centro de Aviação Marítima do Algarve (1917-2017) no dia 30 de Agosto com a inauguração de um monumento e com a assinatura de um protocolo entre a associação dos moradores deste núcleo da Ilha da Culatra e a Marinha Portuguesa.

O monumento que será inaugurado «assinala o centenário e a memória do esforço de Portugal na Grande Guerra» e a sua inauguração, bem como o protocolo a celebrar, visam «valorizar a memória coletiva numa área tão sensível nos dias de hoje como é a conquista da paz e da democracia participada», segundo a Associação de Moradores dos Hangares.

O acordo com a Autoridade Marítima e a Marinha prevê «a possibilidade de uma melhor acessibilidade de civis à ponte militar». «A nossa comunidade pretende também assinalar a boa relação com estes interlocutores do estado», acrescenta a associação.

A cerimónia contará com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional Marcos Perestrello, bem como do almirante Silva Ribeiro, chefe de estado-maior da Armada.

A inauguração do monumento está marcada para as 11h00, seguindo-se a assinatura do protocolo, às 11h45. Às 12h15 será apresentado o livro «Hangares – O esforço de Guerra – No Centenário da Grande Guerra (1917-2017)», de Rosa Neves, com a presença da autora.

Comentários

pub