“Guia de Apoio ao Empresário do Turismo no Baixo Guadiana” já está disponível

O “Guia de Apoio ao Empresário”, que é uma ferramenta de trabalho para todos os agentes económicos que exercem a […]

O “Guia de Apoio ao Empresário”, que é uma ferramenta de trabalho para todos os agentes económicos que exercem a sua atividade no setor do turismo no Baixo Guadiana, já está disponível. 

Este guia é, então, «uma ferramenta da maior utilidade, sendo que aponta direções e tenta agilizar informações, processos e metodologias aos empresários e potenciais empresários e/ou investidores do e no Baixo Guadiana», explica a associação Odiana, organizadora do documento.

É que o guia compila informações úteis em contexto de promoção externa, informações sobre as tendências atuais no turismo e mercados internacionais, propostas de atuação e organização do tecido económico, redes, parcerias e a oportunidades de apoio e incentivo», diz a Odiana.

«O objetivo deste documento é valorizar a identidade e recursos distintivos do Baixo Guadiana e, em conjunto, desenvolver abordagens aos mercados de forma mais atrativa e assertiva, afirmando-nos como destino turístico autêntico e de qualidade ímpar”, atesta Valter Matias, diretor da Odiana.

Lançado na Primavera do ano passado, o projeto “Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)”, em que se insere este guia, quer ser «uma estratégia turística para o território, estando prevista a sua conclusão em Março de 2018», explica aquela associação.

«A meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região. Um projeto focado num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade através de uma grande oferta: o Turismo de Natureza», acrescenta.

Neste âmbito o projeto lançou até à data um total de sete sessões, desde temáticas sobre linhas de apoio, matchmaking, boas práticas, capacitação para a internacionalização (entre outras), tendo como eixo basilar o combate à sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades.

 

 

Em fase de conclusão está também um vídeo promocional, dirigido aos mercados internacionais, que convida o visitante a conhecer o que de mais genuíno existe no Baixo Guadiana.

A empresa responsável pela implementação do projeto é a Sociedade Portuguesa de Inovação – S.P.I., que, à parte das ações referidas, lançou também o “Estudo sobre o Potencial do Setor Turístico do Baixo Guadiana nos Mercados Internacionais”.

Este projeto tem selo da Associação Odiana e surge no seguimento das aprovações da Odiana no âmbito dos SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), CRESC Algarve 2020, nomeadamente o “Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)” – Internacionalização.

Quanto ao guia está disponível para download aqui. 

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