Comemorações algarvias do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas em São Brás

As comemorações algarvias do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, a 1 de Setembro, realizam-se, a partir das 21h30, no Jardim […]

Créditos: Depositphotos

As comemorações algarvias do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, a 1 de Setembro, realizam-se, a partir das 21h30, no Jardim Carrera Viegas, em São Brás de Alportel. 

Quantas às participantes serão a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, a Banda Musical Castromarinense e a Banda Filarmónica da Associação Cultural de Vila Real de Santo António.

O espetáculo realiza-se no âmbito do programa de animação da Feira de Saldos de Verão – Stock Out, com a direção musical a estar a cargo do Maestro José Branco.

As comemorações chegam a São Brás de Alportel no ano em que a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel completa dez anos de atividade.

Atualmente, a Filarmónica são-brasense «conta com 24 elementos formados na sua escola de música e tem colaboração regular de músicos regionais para completar alguns conjuntos. Em média, sobe ao palco com 30 elementos», explica a Câmara de São Brás.

«As bandas filarmónicas são meios de dinamização cultural e musical e assumem funções socioeconómicas de grande valor, que é importante aproveitar e incentivar pois desempenham um papel essencial na democratização da música, bem como constituem espaços de partilha, de inclusão e de promoção de coesão social», considera a autarquia.

Como demonstração do reconhecimento do trabalho que as bandas desenvolvem a favor da sociedade e da cultura portuguesa, em 2013 o Governo instituiu o dia 1 de Setembro como o Dia Nacional das Bandas Filarmónicas.

A Fundação Inatel está a organizar as comemorações regionais do distrito de Faro em parceria com a Direção Regional de Cultura do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

Comentários

pub
pub