Castro Marim honrou Nossa Senhora dos Mártires com a tradição a fazer parte do programa

Houve muita música, com Mickael Carreira a ser o nome mais sonante do cartaz, mas também houve etnografia, artesanato, gastronomia, […]

Houve muita música, com Mickael Carreira a ser o nome mais sonante do cartaz, mas também houve etnografia, artesanato, gastronomia, desporto e, claro, celebrações religiosas, entre as quais a procissão em honra de Nossa Senhora dos Mártires. Castro Marim celebrou a sua padroeira com uma festa que decorreu entre os dias 11 e 15 de Agosto na sede de concelho, com as tradições a fazer cada vez mais parte do programa.

Segundo a Câmara de Castro Marim, o evento trouxe ao concelho «milhares de visitantes», muitos deles atraídos pelo cartaz musical, que contou com Arutla, Baby Lores & Luís, Albuhera e Mickael Carreira.

No ano passado, as festas voltaram ao coração da vila, «o seu local original», depois de 18 anos afastadas, opção que se repetiu, em 2017.

Esta opção, que permitiu «uma maior familiaridade e envolvência com a comunidade, mas também uma reaproximação à sua essência religiosa», foi aprofundada este ano com a reintrodução de atividades desportivas no programa da festa, «nomeadamente recuperando o futebol, que era uma prática comum nestas comemorações».

Também o arranque das comemorações foi diferente. Aproveitando o facto de se celebrar o Dia Internacional da Juventude, a Câmara de Castro Marim promoveu uma Color Run e Festa da Espuma, iniciativa feita em parceira com a associação Rodactiva e o Motoclube “Os Piratas”.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.

Fotos: Câmara de Castro Marim

Comentários

pub