Casa-Museu João de Deus propõe «olhar sobre o despovoamento do Algarve e a paisagem mediterrânica»

Uma reflexão sobre a desertificação e despovoamento do Algarve, com a exposição de Telma Veríssimo, e um encontro sobre a […]

Uma reflexão sobre a desertificação e despovoamento do Algarve, com a exposição de Telma Veríssimo, e um encontro sobre a sustentabilidade da paisagem mediterrânica são as propostas da Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, para o mês de Setembro. 

A exposição de fotografia “ Viagem Interior – Desertificação e Despovoamento no Algarve”, de Telma Veríssimo, é a primeira destas atividades.

Patente de 2 de Setembro a 2 de Outubro naquela Casa-Museu e na Sociedade de Instrução e Recreio Messinense (SIRM), esta mostra apresenta registos que «são verdadeiros testemunhos das consequências da fuga das populações para o litoral, o seu envelhecimento e o desaparecimento de serviços essenciais nas povoações mais pequenas, entre outros aspetos», considera a Câmara de Silves.

A exposição será inaugurada no dia 2 de Setembro, pelas 16h00, na SIRM.

Ainda no dia 2, mas às 17h00, decorrerá na Casa-Museu um encontro com o arquiteto paisagista Gonçalo Duarte Gomes subordinado ao tema “Sustentabilidade da Paisagem Mediterrânica“ e que se desenrolará em torno das caraterísticas e ameaças à sua identidade.

Comentários

pub