Bordeira também quer ser aldeia finalista das 7 Maravilhas

A Bordeira, no concelho de Aljezur, localidade situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, tenta este domingo […]

A Bordeira, no concelho de Aljezur, localidade situada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, tenta este domingo ser escolhida como finalista do concurso 7 Maravilhas Aldeias.

A gala da categoria “Aldeias em Áreas Protegidas” decorre este domingo, 20 de Agosto, mas com uma particularidade: vai realizar-se em Pedrógão Grande, em vez de Porto Martins, na Ilha Terceira, como estava inicialmente previsto.

Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, explicou o porquê: «“obrigado povo português, vamos renascer” é uma mensagem que se pode encontrar na chegada a Pedrógão Grande e que nos arrepia pela força que transmite. Numa altura em que homenageamos as Aldeias em Áreas Protegidas quisemos falar da necessidade de proteger todo o nosso território, todo o país, as nossas florestas e as nossas aldeias. A vontade que a região tem de renascer o mais rápido possível levou a que nos mobilizássemos para esse objetivo, colocando todos os nossos meios de divulgação e a influência positiva que conseguimos junto do grande público ao serviço desta causa».

Quanto à Bordeira, são muitos os seus argumentos para vir a ser escolhida como uma das duas finalistas do dia. A Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, naquela localidade, apresenta, por exemplo, fortes marcas de destruição do terramoto de 1755.

As outras candidatas nesta categoria são Chão da Ribeira (Porto Moniz – Madeira), a aldeia das Salinas da Fonte da Bica (Rio Maior), Lindoso (Ponte da Barca), Penedo (Sintra), Rio de Onor (Bragança), São Lourenço (Vila do Porto – Açores).

 

Como votar:

A votação nas pré-finalistas 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, é realizada através de chamada telefónica para números de tarifa plana (760). No caso de Estoi, trata-se do número 760 107 002. O custo de cada chamada (IVR) é de 0,60€ + IVA.

O período de votação nas pré-finalistas termina no final de cada gala em direto, sempre a seguir ao Telejornal da RTP1, e às vozes dos apresentadores (aproximadamente 15 minutos antes do final da Gala).

Não há restrição nem limite de votos por participante. É possível realizar as chamadas telefónicas que pretender.

Da lista de 7 pré-finalistas, vão ser eleitas as 2 aldeias mais votadas. No total das 7 categorias, passam 14 aldeias a Finalistas.

Até agora, das aldeias semifinalistas do Algarve, apenas a de Paderne passou à final.

Comentários

pub