Bombeiros de Portimão já têm novo carro para substituir o que ardeu em Monchique

Um novo veículo florestal de combate a incêndios já está à disposição dos Bombeiros de Portimão, para substituir o carro que […]

Um novo veículo florestal de combate a incêndios já está à disposição dos Bombeiros de Portimão, para substituir o carro que ardeu, em Junho, num incêndio em Monchique. 

Os Bombeiros de Portimão destacam «a recuperação desta capacidade operacional em tempo recorde».

Para tal, a ajuda da Câmaras de Monchique e Portimão foi importante. As autarquias deram, respetivamente, 30 mil e 30750 euros para a compra do veículo que é «imprescindível» para a ação dos bombeiros.

O valor final do novo carro foi de 160 mil euros, dos quais 92 mil vão ser suportados pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. O restante ficará a cargo de verbas próprias da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Portimão.

A corporação de bombeiros destaca que, apesar da destruição do veículo no incêndio, não houve «quaisquer danos pessoais na equipa de cinco bombeiros que saiu ilesa de uma situação extrema e complexa».

«Os Bombeiros de Portimão participam ativamente no Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) do Algarve, mantendo, durante a fase de perigo mais severa (Charlie, três equipas de intervenção (EI), uma das quais pré-posicionada no Destacamento Sazonal da Senhora do Verde (Mexilhoeira Grande), ao que acresce, em prontidão, uma Equipa de Reconhecimento e Avaliação da Situação».

«Integram ainda os meios de reforço no âmbito da cooperação intradistrital e interdistrital, como foi o caso da movimentação da Equipa de Posto de Comando Regional e dos Grupos de Reforço para os grandes incêndios no centro do País, o que representou períodos de empenhamento com mais de 40 bombeiros dedicados em exclusivo aos incêndios rurais», acrescenta aquela corporação.

Ainda assim, os Bombeiros de Portimão garantem que mantiveram «sempre a capacidade de resposta ao incremento da procura operacional nesta época estival nas demais vertentes de atuação do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e do Sistema Integrado de Emergência Médica contribuindo para a manutenção de um destino turístico seguro».

 

 

Comentários

pub