Alte, Bordeira e Estoi querem ser finalistas das “7 Maravilhas Aldeias”

Alte, no concelho de Loulé, Estoi, em Faro, e Bordeira, em Aljezur, são as aldeias algarvias que ainda podem ser […]

Estoi

Alte, no concelho de Loulé, Estoi, em Faro, e Bordeira, em Aljezur, são as aldeias algarvias que ainda podem ser finalistas do concurso das “7 Maravilhas de Portugal – Aldeias”, cuja gala final decorre a 3 de Setembro, em Piodão. 

Para lá chegar, Alte, que é candidata na categoria “Aldeia Autêntica”, tem de enfrentar a votação do público já este domingo, dia 6 de Agosto, numa gala a decorrer em Podence. O fadista César Matoso, natural daquela localidade, é o padrinho de Alte.

De acordo com a Câmara de Loulé, pretende-se, com esta candidatura, «promover o património histórico e cultural, a natureza, a gastronomia, as gentes e os costumes» daquela aldeia «atraindo mais pessoas para o interior do concelho».

A concorrer contra Alte vão estar a Aldeia do Xisto de Cerdeira (Lousã), Biscoitos (Praia da Vitória – Açores), Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), Fontão de Loriga (Seia), Montesinho (Bragança) e Podence (Macedo de Cavaleiros).

Quanto a Estoi é candidata na categoria “Aldeias Monumento”, com as finalistas a serem conhecidas no dia 13. A gala decorre em Monsanto. Luís Vicente, diretor da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, apadrinha a candidatura e irá «defender» a aldeia com «a paixão que se lhe reconhece», segundo a Câmara de Faro.

Também Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, estará presente, assim como uma «magnífica claque que irá defender a propositura de Estoi a 7ª Maravilha de Portugal, chefiada por José de Paula Brito. A Casa do Povo de Estoi prestou também valioso apoio, angariando membros para a claque e tratando da participação artística nesta gala».

A concurso vão estar, também, as aldeias de Almeida (Guarda), Evoramonte (Estremoz), Idanha-A-Velha, Monsanto, Monsaraz e Sortelha (Sabugal).

A Aldeia de Estoi, situada na União de Freguesias de Conceição e Estoi, «caracteriza-se pelo seu património riquíssimo de onde se destacam monumentos como as Ruínas Romanas de Milreu, a Igreja Matriz de Estoi, o Palácio de Estoi, com os seus jardins, fontes e estatuária ou a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, templo seiscentista onde se podem encontrar azulejos de padrão do século XVII e uma imagem da Nossa Senhora datada do século XVIII», considera a Câmara de Faro.

Bordeira

Por fim, a Bordeira, em Aljezur, concorre na categoria “Aldeias em Áreas Protegidas”, cuja gala decorre a 20 de Agosto. Neste caso, a representante algarvia insere-se no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A Igreja da Nossa Senhora da Encarnação, naquela localidade, apresenta, por exemplo, fortes marcas de destruição do terramoto de 1755. 

O facto de, recentemente, ter morrido o presidente da Junta de Freguesia da Bordeira, atrasou o processo de escolha do padrinho daquela localidade, cujo nome ainda não é conhecido.

As outras candidatas nesta categoria são Chão da Ribeira (Porto Moniz – Madeira), a aldeia das Salinas da Fonte da Bica (Rio Maior), Lindoso (Ponte da Barca), Penedo (Sintra), Rio de Onor (Bragança), São Lourenço (Vila do Porto – Açores).

Esta gala terá uma particularidade: vai realizar-se em Pedrógão Grande, em vez de Porto Martins, na Ilha Terceira, como estava inicialmente previsto.

Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas, explica o porquê: «“obrigado povo português, vamos renascer” é uma mensagem que se pode encontrar na chegada a Pedrógão Grande e que nos arrepia pela força que transmite. Numa altura em que homenageamos as Aldeias em Áreas Protegidas quisemos falar da necessidade de proteger todo o nosso território, todo o país, as nossas florestas e as nossas aldeias. A vontade que a região tem de renascer o mais rápido possível levou a que nos mobilizássemos para esse objetivo, colocando todos os nossos meios de divulgação e a influência positiva que conseguimos junto do grande público ao serviço desta causa».

 

Como votar:

A votação nas pré-finalistas 7 Maravilhas de Portugal® – Aldeias, é realizada através de chamada telefónica para números de tarifa plana (760). O custo de cada chamada (IVR) é de 0,60€ + IVA.

Os números de votação por maravilha pré-finalista são revelados em antena, em simultâneo com a abertura da votação.

O período de votação nas pré-finalistas termina no final de cada gala em direto, sempre a seguir ao Telejornal da RTP1, e às vozes dos apresentadores (aproximadamente 15 minutos antes do final da Gala).

Não há restrição nem limite de votos por participante. É possível realizar as chamadas telefónicas que pretender, no período específico durante a respetiva Gala.

Da lista de 7 pré-finalistas, vão ser eleitas as 2 aldeias mais votadas. No total das 7 categorias, passam 14 aldeias a Finalistas.

Comentários

pub