Almancil vai ter uma nova creche/pré-escola com a ajuda do grupo IKEA

Almancil vai ganhar uma nova creche/pré-escola, com a cerimónia de colocação da primeira pedra da obra a realizar-se este sábado, […]

Almancil vai ganhar uma nova creche/pré-escola, com a cerimónia de colocação da primeira pedra da obra a realizar-se este sábado, 19 de Agosto, às 19h00, na rua do Centro Comunitário. Este é um projeto para a qual o Grupo IKEA contribuiu com 200 mil euros.

Da responsabilidade da ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil, o novo estabelecimento irá receber 157 crianças, até aos 5 anos de idade, «em resposta ao crescimento demográfico» e aumento de «casais jovens que se têm instalado na freguesia de Almancil, bem como a crianças de freguesias limítrofes», explica aquele grupo.

A nova creche irá integrar um berçário, uma sala parque equipada com brinquedos adequados para a estimulação sensório-motora, copa de leites e fraldário, assim como duas salas divididas entre idades (1-2 anos, 2-3 anos) e uma sala de atividades diversas.

Já na área onde irá funcionar a pré-escola, existirão duas salas de atividades para crianças com idades entre 3 e 4 anos e duas salas para crianças com idades entre os 4 e os 5 anos de idade.

A completar a organização do espaço espera-se um anfiteatro e diversas áreas de recreio exteriores e jardim reservados para as brincadeiras dos mais novos. «Um espaço totalmente equipado e preparado para receber crianças de Almancil e freguesias vizinhas, cujos pais e familiares necessitem deste apoio durante o dia», de acordo com a Câmara de Loulé.

«No ano de comemoração do 25º aniversário da nossa associação, sentimos um enorme orgulho em poder anunciar a primeira pedra deste projeto. Após um longo período dedicado essencialmente à terceira idade, e que continuará, dirigimo-nos agora para uma faixa etária que igualmente necessita de um olhar atento, quando cada vez mais jovens casais necessitam de apoio na integração das suas crianças em equipamentos adequados», comenta Hermes Alberto, presidente da ASCA.

«Resultante de uma feliz conjugação de esforços entre a Câmara Municipal de Loulé e o Grupo IKEA foi-nos possível pensar em realizar este sonho, pelo que manifestamos o nosso agradecimento pelo empenho sempre constante da Câmara Municipal de Loulé, e do Grupo IKEA pela valorização das causas sociais, tendo reconhecido neste nosso sonho um projeto sustentável e com verdadeiro impacto na região», acrescenta.

«A procura por projetos de responsabilidade social com impacto na vida da comunidade começou desde que chegámos ao Algarve e quisemos conhecer as associações e causas para as quais o nosso contributo pudesse ser uma mais-valia», justifica, por sua vez, Vasco Santos, diretor Gestão de Ativos IKEA Centres para Portugal, Espanha e França.

«A nova creche/pré-escola é um passo de grande importância lançado pela Associação Social e Cultural de Almancil, cujo trabalho se tem destacado nos últimos 25 anos na resposta social a milhares de utentes, em especial idosos, e que agora se reforça com a construção de uma creche/pré-escola para apoio de jovens casais e crianças. Este apoio vem reforçar o nosso objetivo de construção de projetos cada vez mais relevantes para as comunidades onde estamos, contribuindo para a sustentabilidade da região, pela promoção de boas práticas e iniciativas com impacto na melhoria de vida das pessoas», acrescenta aquele responsável.

«Na IKEA estamos comprometidos em promover e defender o direito à educação e a brincar de todas as crianças. Além de orgulhosos, estamos muito entusiasmados por fazer parte deste projeto que apoia o desenvolvimento, a aprendizagem, a igualdade de oportunidades e a brincadeira dos mais pequenos», explica, ainda, Fernando Caldas, diretor de expansão da IKEA Portugal.

«Este projeto está alicerçado na nossa estratégia de expansão, que prevê projetos que visam a dinamização e o impacto positivo onde a IKEA está presente. Esta creche é o primeiro projeto social que a IKEA abraça no Sul do país e esperamos ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e sustentabilidade da região, começando com as crianças, que são o mais importante para a IKEA», diz.

Já Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, considera que «este é mais um equipamento que vem reforçar a rede social e educativa do concelho e que se reveste de especial importância numa freguesia com uma população jovem e em acelerado crescimento demográfico, mas também com muitas famílias de migrantes».

A obra terá um valor total de 1,5 milhões de euros.

Comentários

pub