Almancil e Quarteira ganharam novos postos wi-fi

O Jardim das Comunidades, em Almancil, a Marginal de Quarteira, desde o calçadão (zona nascente) até ao largo do mercado […]

O Jardim das Comunidades, em Almancil, a Marginal de Quarteira, desde o calçadão (zona nascente) até ao largo do mercado (zona poente), e o Passeio das Dunas já têm postos wi-fi de acesso gratuito. 

Esta solução tecnológica, implementada pela Câmara de Loulé, passou pela instalação de diversos pontos de acesso, com antenas externas e geridas por um sistema centralizado, para configuração e controlo dos equipamentos wi-fi, bem como uma solução de gestão dos acessos à internet, colocada entre o utilizador e a internet wi-fi, que fará com que, sempre que um cidadão tente aceder a uma rede pública, lhe seja apresentada uma página de autenticação.

O utilizador poderá optar por duas modalidades: iniciar a sessão utilizando as credenciais usadas na sua rede social (Facebook, Google+, Linkedin ou Twitter) e, neste caso, terá uma sessão mais prolongada no tempo, ou aceder à internet durante 30 minutos sem necessidade de se registar ou autenticar.

Este portal de acesso está disponível em seis línguas: português, inglês, alemão, francês, espanhol e holandês.

«Desde o início do mês de Agosto até ao momento, foram realizadas mais de 60 mil ligações à internet, que geraram um tráfego superior a 2 TB (TeraBytes) de dados, sendo que na última semana a média de ligações diárias foi superior a 3 mil ligações», explica a Câmara de Loulé.

Este investimento tem um financiamento FEDER de 80%, no âmbito de uma candidatura ao CRESC Algarve 2020, denominada de “Simplex 2.0″, que resultou da cooperação já existente entre os municípios que compõem a Rede Urbana “Algarve Central”.

Espaços como os Paços do Concelho, em Loulé, as Piscinas Municipais, Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, Centro Social Autárquico, Biblioteca Municipal, Cine-Teatro Louletano ou Mercado Municipal de Loulé já têm acesso wi-fi.

 

Comentários

pub