Algarve com (muito) menos britânicos, mas com mais alemães em Julho

Vieram (muito) menos britânicos para o Algarve em Julho de 2017 que no mesmo mês do ano anterior. O mercado […]

Vieram (muito) menos britânicos para o Algarve em Julho de 2017 que no mesmo mês do ano anterior. O mercado do Reino Unido, aquele que mais turistas envia para o Algarve, teve uma diminuição homóloga de 12,6 por cento, o que acabou por mexer na taxa de ocupação global média por quarto, que também desceu, ainda que apenas 1%, fixando-se nos 86,5%, segundo dados divulgados esta sexta-feira pela AHETA.

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve salientou que esta diminuição acontece «no seguimento do Brexit e consequente desvalorização da libra em 15% no último ano».

«As estatísticas oficiais do Reino Unido confirmam uma redução no número de britânicos a viajar para o exterior (-4,6% em Maio), tendência que deverá acentuar-se no futuro próximo», acrescentou a associação.

Vieram menos britânicos, mas a sua ausência acabou por ser compensada por turistas de outras nacionalidades. Neste indicador, destaque para os alemães, mercado que cresceu 11,7% em relação ao mesmo mês de 2016, na linha do que vem acontecendo desde o início da época turística.

Também relevante é o aumento do volume de vendas em 4,5 por cento, o que significa que, mesmo com menos ocupação, as unidades hoteleiras algarvias conseguiram faturar mais.

Por zonas geográficas, as maiores subidas da taxa de ocupação média por quarto aconteceram nas zonas de Portimão/Praia da Rocha (+1,3%) e Lagos/Sagres (+1,2%). No campo oposto estiveram as zonas de Faro/Olhão (-12,9%) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (-10,1%).

«Em termos acumulados, desde o início do ano, a taxa de ocupação quarto regista uma subida de 2,8% e o volume de negócios um crescimento acumulado de 8,6%», concluiu a AHETA.

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