Alcoutim celebra a «sublimidade» do figo-da-índia

O concelho de Alcoutim vai celebrar a «unicidade, sublimidade e versatilidade» da figueira da Índia e do seu fruto, com […]

O concelho de Alcoutim vai celebrar a «unicidade, sublimidade e versatilidade» da figueira da Índia e do seu fruto, com dois concursos e umas jornadas técnicas, a realizarem-se entre Agosto e Novembro.

Assim, os eventos a realizarem-se são o 2º concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica, as 3ª Jornadas Técnicas Opuntia ficus-indica de Alcoutim e o 7º concurso “Aromas e Sabores com figo-da-índia”.

O evento Concelho de Alcoutim – Capital do Figo da Índia é organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim e Junta de Freguesia de Martim Longo, em colaboração com a CGFI – Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira-da-índia, a ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo, a APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia de Portugal e o CRCL – Centro Recreativo e Cultural do Laborato.

Agosto e Setembro são os meses de colheita do figo-da-índia e a “chegada” «deste fruto doce e suculento é motivo de festa», diz a Câmara de Alcoutim.

O programa de atividades «conta com a degustação de inovadoras receitas feitas com o figo-da-índia, um convite aos amantes da fotografia e a presença de especialistas de renome internacional, que estarão em Alcoutim para debater, aprofundar e promover a figueira e o figo-da-índia enquanto produtos endógenos de grande importância no contexto de desenvolvimento da região», conclui.

Todos os documentos referentes ao evento, regulamento, programas e fichas de Inscrição, estão disponíveis aqui ou na sede da Junta de Freguesia de Martim Longo, que pode contactar pelo 281 498 414. Também é possível aceder a esses documentos na Câmara Municipal de Alcoutim (281 540 500).

Programa completo:

7º Concurso “Aromas e Sabores com Figo da Índia” │ Salão da Junta de Freguesia Martim Longo, Martim Longo
2 de Setembro de

2º Concurso fotográfico WorldLand Opuntia ficus-indica │ concelho de Alcoutim
Entrega de Fotografias: 2 de Novembro
Entrega de prémios: 11 de Novembro
Exposição: 11 e 12 de Novembro

3ª Jornadas Técnicas “Opuntia ficus-indica de Alcoutim” │ Pavilhão Municipal José rosa Pereira, Martim Longo
11 de Novembro
Integradas na Feira da Perdiz

Comentários

pub