Albufeira recebe ajuda dos Bombeiros de Espinho para semanas de muito trabalho

Quatro operacionais e duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Espinho estão, desde esta terça-feira, 1 de Agosto, a ajudar […]

Quatro operacionais e duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros de Espinho estão, desde esta terça-feira, 1 de Agosto, a ajudar os Bombeiros de Albufeira. No Verão, a atividade operacional no concelho é «uma coisa louca» e a «consciência de que somos pouco para a dimensão do serviço» levou a que fosse pedida esta ajuda que permite «reforçar a capacidade de resposta pré-hospitalar».

António Coelho, comandante dos Bombeiros de Albufeira, explicou ao Sul Informação que as boas relações entre as duas corporações nasceram na «formação que os elementos de todo o país fazem e onde se criam canais de comunicação».

Numa primeira instância, António Coelho pensou em pedir reforços aos Corpos de Bombeiros do Algarve onde há menos atividade. Só que, explicou, «apercebi-me de que a região está esgotada e todos temos um grande empenhamento operacional».

Vai daí e surgiu esta hipótese dos Bombeiros de Espinho, no Norte de Portugal, que deram «logo uma resposta positiva».

«Nós temos vindo a alertar as entidades de tutela e o Instituto Nacional Emergência Médica (INEM) e a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) para o crescimento da população no Algarve, mas infelizmente não foi possível resolver a questão junto dessas estruturas», disse o comandante.

É que «temos coisas brutalíssimas a acontecer», considerou.

«Em Albufeira, o Corpo de Bombeiros tem todo o seu efetivo empenhado a assegurar os vários dispositivos de resposta, combate a incêndios, socorro e salvamento, e vê-se incapacitado de responder com mais meios de emergência pré-hospitalar do que aqueles protocolados com o INEM, sendo insuficientes para as ocorrências que se registam e em termos assistência às necessidades da população de Albufeira nesta época do ano».

As equipas serão mistas, juntando operacionais de Albufeira com outros de Espinho. As ambulâncias «serão acionadas a partir do Corpo de Bombeiros de Albufeira pelo INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes».

Pelo menos até 3 de Setembro, estes operacionais dos Bombeiros de Espinho vão ficar em Albufeira. Depois, as duas corporações vão «fazer uma avaliação, para perceber se é preciso manter ou desmobilizar apenas uma ambulância, por exemplo».

Além destes meios, os Bombeiros de Albufeira ainda têm, à sua disposição, dois motociclos de emergência para estas semanas que se avizinham ser de muito trabalho.

Comentários

pub