Águas do Alentejo lançam campanha para levar população a poupar água

Almodôvar, Mértola e Odemira são três dos 17 municípios alentejanos que já aderiram à campanha “Água. Usando bem, mais gente […]

Almodôvar, Mértola e Odemira são três dos 17 municípios alentejanos que já aderiram à campanha “Água. Usando bem, mais gente tem”, destinada a promover um melhor uso da água em tempo de seca.

No âmbito da campanha, os moradores desses 17 concelhos vão começar a receber nas suas casas, esta semana, folhetos a apelar ao uso racional da água, no âmbito da campanha de sensibilização, promovida pela empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), em parceria com a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo (AMGAP).

«Sensibilizar para o uso racional da água e promover a adesão a boas práticas que podem ajudar a gerir este precioso recurso, em especial na situação de seca que se vive atualmente» são os objetivos principais da iniciativa.

Participam ainda os municípios de Alcácer do Sal, Alvito, Arraiolos, Barrancos, Beja, Castro Verde, Cuba, Grândola, Montemor-o-Novo, Moura, Santiago do Cacém, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vidigueira, mas o objetivo é envolver todos os 21 concelhos alentejanos.

A campanha passa por informação enviada à população e cartazes e folhetos a distribuir nas Câmaras Municipais e nas Juntas de Freguesia, visando sensibilizar a população para evitar regar jardins e hortas, assim como para reduzir as lavagens de viaturas automóveis e de quintais.

Em Julho, quase 79% de Portugal continental encontrava-se em situação de seca severa e extrema, com a situação a agravar-se no interior do Alentejo, segundo revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo a AgdA, a situação é mais grave nos concelhos de Almodôvar, Ourique e Castro Verde, municípios que são abastecidos apenas a partir de águas subterrâneas ou provenientes da barragem do Monte da Rocha, que não tem ligação ao Alqueva.

Nos concelhos de Odemira, Ourique, Mértola e Arraiolos, perto de 1800 pessoas estão já a ser abastecidas com recurso a autotanques.

 

 

Conselhos da campanha

Reutilize sempre que puder:

A água utilizada para lavar os legumes é limpa e pode ser reaproveitada para regar as plantas do seu jardim. Também a água do duche, enquanto espera que fique quente, pode ser armazenada num balde e reutilizada para lavagens ou descargas sanitárias. Estes são apenas alguns exemplos de reutilização que pode aplicar em sua casa.

Não desperdice água durante a rega:

Se regar o jardim com mangueira, vai gastar 18 litros de água a cada minuto. As plantas não precisam de tanta água e se forem regadas ao amanhecer ou depois do pôr-do-sol evitamos a evaporação repentina da água.

Não lave o carro com a mangueira:

Antes de lavar o seu carro, avalie seriamente a necessidade de o fazer nesta altura. Se tiver mesmo de o fazer, não use mangueira, pois em 30 minutos de lavagem estará a gastar em média 216 a 560 litros de água. Se, em opção, usar um balde de 10 litros para lavar o carro e três baldes para o enxaguar, gasta apenas 40 litros de água.

Utilize um balde com água para lavar o seu quintal:

A lavagem regular de quintais e logradouros com a mangueira deve ser evitada, podendo mesmo em situações extremas ser proibida. Em alternativa, utilize uma vassoura e um balde com água. Com este gesto, poupa muitos litros de água, que podem ser utilizados para outros fins.

Conserte fugas na canalização:

Uma pequena fuga na canalização ou uma torneira mal vedada podem deixar escapar 25 litros de água por dia. Esteja atento e, assim que detetar uma anomalia, chame imediatamente o canalizador.

Use a máquina com a carga máxima:

Uma máquina de lavar roupa consome até 220 litros de água para lavar 5 quilos de roupa. Utilize-a sempre com a carga máxima e programa económico. Para peças isoladas, opte por uma lavagem rápida à mão.

Lave os dentes com a torneira fechada:

Sabe que, nos 5 minutos que demora a lavar os dentes, gasta cerca de 45 litros de água? Não desperdice: feche a torneira enquanto escova os dentes ou utilize um copo com água.

Não deixe a água a correr enquanto faz a barba:

Se mantiver a torneira fechada ou encher o lavatório para fazer a barba, pode poupar entre 10 a 30 litros de água por dia.

Tome duches rápidos:

Se tomar um duche de 5 minutos, em vez de um banho de imersão, pode poupar até 150 litros de água por banho. Além disso, se, ao tomar duche, fechar sempre a torneira enquanto se estiver a ensaboar, pode economizar ainda mais litros de água.

Faça meia-descarga do autoclismo:

Um autoclismo gasta, em média, 10 litros de água cada vez que é acionado. Reduza este consumo colocando uma garrafa cheia com água ou areia no depósito ou instalando um autoclismo com função de meia-descarga.

Comentários

pub
pub