Temperatura atinge 42,7ºC no Sítio das Fontes e bate recorde

42,7 graus. Foi esta a temperatura que ontem, 14 de Julho, às 13h00, foi medida na estação meteorológica do Parque […]

Muitos banhistas no Parque Municipal do Sitio das Fontes, para escapar ao calor tórrido

42,7 graus. Foi esta a temperatura que ontem, 14 de Julho, às 13h00, foi medida na estação meteorológica do Parque Municipal do Sítio das Fontes, em Estômbar (Lagoa). Tratou-se de um recorde absoluto desde 2009, data em que a estação Meteofontes foi instalada.

O anterior recorde medido naquela estação meteorológica já tinha quase cinco anos, uma vez que remontava a 21 de Agosto de 2012. E, nessa altura, a temperatura medida tinha subido apenas aos 41ºC, segundo revelou ao Sul Informação o meteorologista amador Bruno Gonçalves.

Esta situação, tinha já explicado Bruno Gonçalves, responsável pelo Meteofontes na página de Facebook do projeto, deve-se a «um anticiclone localizado sobre os Açores e alguns núcleos depressionários sobre o Norte de África e zona Sul de Espanha», que trouxeram «ar muito quente» do Norte de África para a Península Ibérica. As zonas mais afetadas têm sido «a zona do interior Sul e parte do interior Norte e Centro de Portugal», bem como a «metade SW de Espanha, que vai apanhar calor muito forte também».

«Aliado a isso, teremos também muitas poeiras do deserto na atmosfera, o que tornará a situação ainda mais “insuportável”».

Mas o pior desta onda de calor parece já ter passado. O fim-de-semana promete ser bem quente também, mas já com máximas abaixo dos 40ºC.

O risco de incêndio continuará a ser Muito Elevado ou Máximo, nomeadamente no interior Algarvio e Interior Norte e Centro, pelo que deverão ser tomadas todas as medidas preventivas relativas ao perigo de incêndio.

Aconselha-se o acompanhamento dos Avisos das entidades oficiais e a tomada de medidas de proteção contra o calor, evitando a exposição ao sol nas horas de maior calor, e garantindo a ingestão de muitos líquidos e o uso de roupas leves. As poeiras elevadas poderão potenciar episódios de alergias nas pessoas mais suscetíveis a isso.

A rede do projeto Meteofontes inclui duas estações meteorológicas: uma situada no Parque Municipal do Sítio das Fontes, no interior do concelho de Lagoa, e outra instalada no telhado da escola primária de Carvoeiro, no litoral.

Comentários

pub