Simulador que ensina banhistas a escapar de agueiros passa por três praias do Algarve

O simulador que ajuda os banhistas a aprender como escapar de agueiros vai passar por três praias do Algarve, entre […]

O simulador que ajuda os banhistas a aprender como escapar de agueiros vai passar por três praias do Algarve, entre 13 e 15 de Agosto. Trata-se do projeto “Surf Salva para Todos”, promovido pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e pelo Lidl Portugal, para aumentar a segurança nas praias portuguesas.

Assim, depois de ter arrancado este domingo na praia de Matosinhos, o projeto irá percorrer mais cinco praias de norte a sul do país, oferecendo formações gratuitas, direcionadas a todos os banhistas, sobre práticas de salvamento e boas práticas a adotar no mar.

Os agueiros são um fenómeno responsável “por 80% das mortes por afogamento”, segundo o ISN. Este projeto inclui o simulador de um agueiro, um “fenómeno natural identificado” que torna a “corrente marítima demasiado forte para lutar contra ela”, sendo por isso importante reconhecer a situação e evitá-la ou, caso contrário, “nadar ao longo da costa” e “flutuar e pedir ajuda”.

Com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro vão ser ainda promovidos rastreios gratuitos à pele em algumas destas praias.

No Algarve, a campanha vai estar a 13 de Agosto na Praia da Rocha (com rastreio à pele), e nos dois dias seguintes na Praia dos Pescadores, em Albufeira, e na Praia de Monte Gordo.

O projeto “Surf Salva” já promoveu ações de sensibilização e formação em salvamento aquático e suporte básico de vida junto de 413 nadadores-salvadores, surfistas e amantes de desportos náuticos, entre Maio e Julho deste ano. Alarga agora a sua intervenção a todos os banhistas, com o projeto “Surf Salva para Todos”.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro junta-se uma vez mais a este projeto, promovendo ações de sensibilização e prevenção para os perigos da excessiva exposição solar junto dos banhistas.

São três as praias onde marcará presença, efetuando rastreios gratuitos à pele, realizados por médicos dermatologistas voluntários da Liga, em zonas exclusivas, garantindo toda a privacidade do paciente.

Durante o ano passado foram realizados aproximadamente 500 rastreios, tendo resultado na identificação precoce de cerca de 25 casos, reencaminhados para as unidades de saúde para o devido tratamento/avaliação.

Comentários

pub