São Brás investe no melhoramento dos caminhos florestais em áreas de risco de incêndio

Caminhos florestais e agrícolas de São Brás de Alportel estão a ser alvo de obras de beneficiação, com os trabalhos […]

Caminhos florestais e agrícolas de São Brás de Alportel estão a ser alvo de obras de beneficiação, com os trabalhos a decorrer até ao final de Julho, no âmbito do Plano de Ação de Prevenção de Incêndios. 

O objetivo é «melhorar a segurança e a capacidade de resposta em caso de incêndio florestal», explica a Câmara de São Brás.

As obras estão inseridas numa empreitada de beneficiação de caminhos florestais e agrícolas e construção de aquedutos que arrancou em Maio.

A iniciativa resulta da avaliação das necessidades existentes no concelho realizada pelo Gabinete Municipal de Proteção Civil e Defesa das Florestas, em cooperação com as associações de caçadores, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia, no âmbito do Plano de Defesa da Floresta.

Os caminhos selecionados, em vários pontos do território do concelho, estão ligados entre si e com a rede viária municipal.

Esta intervenção «vem permitir aos agentes de Proteção Civil uma intervenção mais eficaz, mais rápida e mais segura, ao mesmo tempo que garante aos proprietários melhores acessos aos seus terrenos para que realizem as suas ações de limpeza, de manutenção e de obtenção dos produtos agrícolas e florestais», segundo a autarquia sãobrasense.

«Entre os esforços desenvolvidos pela autarquia neste âmbito encontra-se a primeira fase de alargamento e abertura de caminho que interliga a Chibeira e a Gralheira. Esta operação facilita a circulação de meios de vigilância e combate a incêndios, assim como o acesso dos proprietários aos seus terrenos», acrescenta.

Esta é uma ligação que, além de possibilitar a gestão florestal mais eficaz, «permite um acesso mais rápido entre estes dois sítios do concelho assim como a realização futura de infraestruturas diversas como é o caso do saneamento e do reforço da rede de águas», conclui.

 

 

Comentários

pub