São Brás de Alportel limpa bermas e valetas

«Uma ação intensa de limpeza de bermas e valetas» está em curso no concelho de São Brás de Alportel. A […]

«Uma ação intensa de limpeza de bermas e valetas» está em curso no concelho de São Brás de Alportel. A iniciativa, que integra o Plano de Ação de Prevenção dos incêndios florestais, visa, segundo a Câmara Municipal, «a proteção das populações e a prevenção de cheias com as primeiras chuvas de outono».

A autarquia começou, em Maio, as ações de limpeza de bermas dentro dos núcleos habitacionais nos diversos sítios do concelho.

A Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão também está, desde Junho, «a proceder à limpeza de bermas e valetas dentro dos núcleos habitacionais da serra e do barrocal. Um trabalho realizado no âmbito do protocolo estabelecido entre o município de São Brás de Alportel e aquela associação, no âmbito do Plano Municipal de Proteção Civil», explica a Câmara.

A autarquia considera que «a prevenção constitui a melhor arma no combate aos incêndios» e«foi ainda adjudicado o serviço de limpeza de aproximadamente 70 quilómetros de bermas de caminhos e de estradas municipais, como reforço a todo o trabalho realizado um pouco por todo o concelho».

Esta operação que permite abranger a maioria dos caminhos municipais e secundários do concelho arrancou no início de Junho e estará concluída até meados deste mês de Julho.

O município apela também à população «para que assegure a limpeza dos terrenos, tal como a lei exige, e como é imprescindível para esta missão de prevenção».

A autarquia lembra que «com o início do período crítico de incêndios florestais, as ações de sensibilização e de vigilância do incumprimento desta limpeza foram intensificadas pelo município, que adotou algumas medidas, com a colaboração com as entidades e autoridades competentes nestas áreas, parceiros na execução do Plano de Ação de Prevenção».

Comentários

pub