Santa Clara-a-Velha já está na final das “Aldeias Maravilha”

A aldeia de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, é uma das finalistas do concurso “Maravilhas de Portugal Aldeias” e […]

A aldeia de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, é uma das finalistas do concurso “Maravilhas de Portugal Aldeias” e vai disputar a vitória na categoria de “Aldeias Ribeirinhas” com Dornes (Ferreira do Zêzere).

A localidade do concelho do litoral alentejano foi a anfitriã, este domingo, 9 de Julho, da primeira gala das “Aldeias Maravilhas”, transmitida pela RTP, e que teve Catarina Furtado e José Carlos Malato como apresentadores.

A aldeia alentejana, situada bem perto da barragem de Santa Clara, foi uma das duas aldeias mais votadas pelos portugueses, tendo a sua escolha sido muito festejada pela população que assistia à transmissão televisiva em direto.

Estavam ainda a concurso, nesta categoria, outras cinco localidade: a Aldeia da Luz, Escaroupim, Furnas, Sete Cidades e Vilarinho de Negrões.

Depois do anúncio da escolha de Santa Clara-a-Velha, José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira, brincou: «afinal, jogar em casa tem as suas vantagens».

O autarca odemirense anunciou ainda que vai cumprir a sua promessa de «dar vários mergulhos» na barragem de Santa Clara, caso a aldeia passasse à final. «Já tenho os calções à espera», acrescentou, bem disposto.

 

E José Alberto Guerreiro poderá voltar a ter razões para sorrir, já que o concelho de Odemira tem mais uma aldeia candidata a “maravilha”, Zambujeira do Mar, que concorre na categoria de “Aldeias de Mar”.

Esta foi a primeira de sete galas eliminatórias, dedicadas às diferentes categorias, sendo as aldeias votadas apenas durante o decorrer do evento, que dura cerca de duas horas, por chamadas telefónicas. Em cada gala, são apuradas duas aldeias finalistas, que seguem para a fase final de votação (de 27 de Agosto a 3 de Setembro).

Para mentor musical do projeto, a Produtora Tavolanostra escolheu Tatanka, vocalista dos The Black Mamba, que, ao longo das galas, irá proporcionar momentos acústicos “únicos e intimistas” com os artistas convidados. Em Santa Clara-a-Velha, foi a fadista Raquel Tavares a subir ao palco.

De acordo com a organização das 7 Maravilhas, «estão reservados outros momentos especiais em cada noite, com a interpretação conjunta de temas da música tradicional portuguesa, com a presença de artista ou grupo de cada região». Estas atuações serão marcadas «pela simplicidade, momentos de dança contemporânea, serão instantes de tributo à essência das nossas gentes e à beleza do nosso território».

 

Depois deste primeiro evento dedicado às Aldeias Ribeirinhas, segue-se a gala de Paderne (Albufeira), a 16 de Julho, com as Aldeias Rurais (onde se candidata também a aldeia de Cachopo, Tavira), e Azenhas do Mar (Sintra), no dia 23, com as Aldeias de Mar (onde se candidata ainda Ferragudo, Lagoa).

A gala das Aldeias Remotas está marcada para o dia 30, em Branda da Aveleira (Melgaço), e a das Aldeias Autênticas acontece em Podence (Macedo de Cavaleiros), no dia 6 de Agosto. Nesta última categoria, é Alte (Loulé) a aldeia algarvia candidata.

Monsanto (Idanha-a-Nova) recebe a gala das Aldeias Monumento (onde se candidata Estoi, Faro), a 13 de Agosto, e Porto Martins, na ilha Terceira (Açores), a gala das Aldeias em Áreas Protegidas (que tem a Bordeira, Aljezur, como candidata), a 20 de Agosto.

No dia 27 de Agosto, a RTP transmite um programa dedicado às 14 aldeias apuradas, seguindo-se uma semana de votações. É no Piódão (Arganil), a 3 de Setembro, que as eleitas serão conhecidas, na gala final.

Nas próxima galas, os artistas convidados são Os Azeitonas, António Zambujo, Áurea, Mariza Liz, The Black Mamba, Ana Bacalhau, Lúcia Moniz e Luísa Sobral. São atuações que pretendem retratar, «de forma abstrata, as vivências, a diversidade, a essência, a beleza e o orgulho pelo nosso território», mostrando «a aldeia como local vivo».

 

Veja (ou reveja) aqui a Gala das Aldeias Ribeirinhas, em Santa a Clara-a-Velha (Odemira)

 

Comentários

pub