Rodrigo Leão e Scott Matthew voltam a juntar-se no Teatro das Figuras

O músico português Rodrigo Leão e o norte-americano Scott Matthew vão protagonizar um concerto no Teatro das Figuras, em Faro, […]

Scott Matthew e Rodrigo Leão_foto Michael Mann

O músico português Rodrigo Leão e o norte-americano Scott Matthew vão protagonizar um concerto no Teatro das Figuras, em Faro, no dia 21 de Julho, a próxima sexta-feira, às 21h30.

A dupla regressa à sala de espetáculos farense para apresentar o seu mais recente trabalho, o álbum “Life is Long”. Em 2013, já se tinham juntado neste palco, ainda antes de editarem um álbum em conjunto.

O trabalho que servirá de base ao concerto, lançado em 2016, é o culminar de uma parceria entre os dois músicos que deu os primeiros passos em 2011.

Nesse ano, Scott Matthew deu a voz ao tema Terrible Dawn do álbum “A Montanha Mágica”, mas os dois músicos apenas se conheceram pessoalmente seis meses depois, quando o artista nova-iorquino aceitou o convite para participar nos concertos em Portugal e Espanha.

Em 2013, repetiu-se a fórmula com “Incomplete” e, «depois dessa segunda colaboração, houve uma vontade de fazermos um disco inteiro juntos», revelou Rodrigo Leão ao Sul Informação, em Novembro de 2016, dias antes de atuar com Scott Matthew em Loulé.

A composição das canções do disco «Life is Long» durou um ano e meio, tudo foi feito sem pressas, até porque «não era algo que tivesse que ser feito muito rapidamente».

A distância entre Lisboa e Nova Iorque foi ultrapassada com as novas autoestradas da comunicação e «isso até nos deu mais liberdade para fazermos o que queríamos».

O método já tinha sido testado nas anteriores colaborações e foi repetido. O músico português enviava para os Estados Unidos da América «uma ideia da canção gravada em casa, por vezes com os sintetizadores, uma guitarra, um baixo». Na volta do correio, Rodrigo Leão recebia uma gravação em mp3, até porque «o Scott tinha a liberdade para escrever o que entendesse, para fazer algumas melodias por cima».

Meses depois, a dupla volta ao Algarve, desta vez para atuar em Faro. No concerto de dia 21 de Julho, o público pode contar com «a história de um encontro improvável que provou ser inevitável, entre um compositor conhecido pelas suas melodias enlevadas e uma voz que as leva ao patamar superior de magia», segundo o Teatro das Figuras.

«A magia que nasce quando dois artistas se juntam para irem mais longe do que conseguiriam separados – e é isso que faz da dúzia de temas de Life is Long pequenas joias, que o tornam num álbum de uma beleza discreta, mas arrebatadora, que fica muito para lá do seu final», concluiu o agente cultural farense.

Os bilhetes para o espetáculo custam 20 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro das Figuras, online através da BOL e nos pontos de venda FNAC, Worten, El Corte Inglés e CTT.

Comentários

pub