Rastreio da Voz Artística chega a Faro para ajudar algarvios a “manter” o seu aparelho vocal

O Rastreio Nacional da Voz Artística vai chegar ao Algarve. Nos dias 8 e 9 de Agosto, a Unidade de […]

O Rastreio Nacional da Voz Artística vai chegar ao Algarve. Nos dias 8 e 9 de Agosto, a Unidade de Saúde Familiar Farol, de Faro, vai estar de portas abertas para artistas (e não só), para que estes possam avaliar o estado do seu aparelho vocal, evitando patologias associadas ao seu continuado uso.

Este rastreio é dirigido a artistas, mas aberto à população em geral. A população poderá inscrever-se no Centro de Saúde e os artistas poderão fazê-lo também na GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, entidade que gere os direitos de propriedade intelectual de músicos, atores e bailarinos, em Portugal, e que organiza esta iniciativa.

As consultas decorrem das 9h00 às 18h00. Quem quiser “arriscar”, pode aparecer sem se inscrever e, se houver vaga, será atendido.

Até agora, já se inscreveram diversos artistas algarvios, entre os quais o músico natural do Algarve Nuno Guerreiro, da Ala dos Namorados, que fará um apontamento musical na USF Farol às 11h00 de dia 8, uma terça-feira, e o ator Pedro Lima, que também já garantiu vaga para fazer rastreio de voz.

«Este rastreio nacional é uma forma de chamar a atenção dos cantores e dos atores portugueses para os cuidados regulares que devem ter com o seu aparelho vocal: a exigência permanente a que a voz profissional está sujeita desenvolve algumas patologias que, se não forem detetadas cedo e corrigidas, comprometem a prazo a qualidade do desempenho artístico», explicou Clara Capucho, a cirurgiã otorrinolaringologista responsável pelo rastreio da GDA.

«Para além de cantores e atores, é crucial para a saúde vocal dos portugueses que todas as pessoas, regularmente, façam um exame às suas cordas vocais. É isso que permite fazer o diagnóstico precoce de várias doenças, entre as quais o cancro da laringe. Há muitos profissionais da voz como professores, jornalistas, advogados, políticos ou padres, entre muitos outros, que têm todo o interesse em verificar a saúde do seu aparelho vocal», acrescentou.

O Rastreio Nacional da Voz Artística resulta de uma iniciativa da GDA em parceria com o Ministério da Saúde e o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, «cuja Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz se tem distinguido como o principal ponto do Serviço Nacional de Saúde onde são prestados cuidados de saúde diferenciados na área da voz a artistas portugueses», segundo a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

A realização deste rastreio foi anunciada a 16 de abril, Dia Mundial da Voz, no Teatro Nacional D. Maria II e «será feito pelo menos uma vez por ano em todos os distritos e regiões autónomas, assegurando desta forma a possibilidade de se fazer o diagnóstico precoce de várias doenças típicas dos profissionais da voz».

«Serão muitas centenas de exames em cidades e regiões onde, até à data, os artistas lá residentes não tinham acesso a eles», concluiu a ARS do Algarve.

Comentários

pub