Pulseiras de entrada na Feira Medieval de Silves estão à venda (e com desconto)

As pulseiras, que permitem a entrada para todos os dias da Feira Medieval de Silves, a realizar-se de 11 a […]

As pulseiras, que permitem a entrada para todos os dias da Feira Medieval de Silves, a realizar-se de 11 a 20 de Agosto, já estão venda por 3 euros. 

O preço tem desconto porque quem comprar a pulseira depois de 10 de Agosto pagará 4 euros.

No concelho de Silves são vários os locais onde se pode comprar estas pulseiras: Castelo de Silves, Casa Museu João de Deus, Biblioteca Municipal de Silves, Museu Municipal de Arqueologia, Museu do Traje e das Tradições, Piscinas Municipais, Centro de Interpretação do Património Islâmico, e Juntas de Freguesia (União Freguesias Alcantarilha e Pera, União Freguesias de Algoz e Tunes, Armação de Pera, São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra).

A estes juntam-se ainda a tabacaria “Baixinha”, a papelaria “Castelo do Saber”, o Instituto de Beleza Art Effects, o salão Anita, o artesanato Ana & Joana, o Ugo Art Café, a Eva Transportes, a ourivesaria Esmeralda – Silves, a loja “Baú D’Avó-Artesanato”, o snack-bar “JR”, o café “SFC”, a imobiliária “Gormial” – Armação de Pêra, o salão “HT Studium, a pastelaria “Divina Doçura”, a imobiliária Servesul, o restaurante “A Barbinha”, e a loja de artesanato “Al-Matjar”.

Este ano, Ibn Ammâr é o convidado da Feira Medieval. «Figura importante e amigo de Al-Mut’amid, o célebre rei poeta, era dotado para a poesia e para a política, tendo sido uma das figuras mais marcantes da história de Silves», segundo aquela Câmara Municipal.

Abû Bacr Muhammad Ibn Ammâr (1031-1086) terá nascido em Sannabus (atual Estômbar) ou mais provavelmente em São Brás de Alportel (Xanbras). Certo é que nasceu no Algarve, nesse Gharb al-Andaluz do século XI, e, apesar de ter origem numa família humilde, acabou por ser considerado uma das maiores figuras da poesia luso-árabe.

A sua habilidade na poesia, e sobretudo a sua beleza, atraíram o jovem rei al-Mu’tamid, que o nomeou primeiro-ministro após a morte do seu pai.

Ibn Ammâr, além de grande poeta, era conhecido pela sua invencibilidade no jogo de xadrez. A sua vitória num jogo convenceu Alfonso VI de Castela a abandonar Sevilha.

Mas a sua ambição desmedida levou-o a planear a anexação de Múrcia ao reino de Sevilha, tendo, para isso, convencido al-Mu’tamid a nomeá-lo seu governador.

O passo seguinte foi proclamar-se a si próprio como rei e cortar relações com al-Mu’tamid. Rapidamente viria a cair em desgraça, tendo sido capturado numa emboscada e feito prisioneiro em Sevilha. Foi o próprio rei al-Mu’tamid quem o matou, de forma violenta.

Ibn Ammâr era cerebral, ambicioso, astuto, um homem de grande habilidade diplomática e de muito engenho político, mas viria a ficar na história como um dos poetas mais brilhantes e célebres da época dos reinos das taifas no al-Andalus.

Assim durante 10 dias os visitantes terão a possibilidade de viajar no tempo, descobrindo estas figuras históricas, os factos e o quotidiano das gentes que ali habitaram na segunda metade do século XI, época em que a Xilb, até aí reino independente, perde a autonomia e é inserida no reino Taifa de Sevilha.

Entre as 18h00 e a 01h00 os visitantes poderão experimentar dois torneios a cavalo, animação exclusiva no Castelo, manjares medievais e a imponência dos monumentos de Silves.

Além disto, a Feira Medieval de Silves é pelo terceiro ano um “Ecoevento”, certificado pela Algar.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Silves, com os patrocinadores a serem o Zoomarine, Amendoeira Golf Resort, a Região de Turismo do Algarve, Delta e Algar Experience. Já os media partners são o Sul Informação e a Rádio Universitária do Algarve (RUA) FM.

Comentários

pub