Projeto de revitalização da arte do latoeiro apresenta primeiros resultados em Silves

Os primeiros resultados do projeto “A Arte do Latoeiro”, que apostou na reativação deste ofício quase extinto no Algarve, vão […]

Os primeiros resultados do projeto “A Arte do Latoeiro”, que apostou na reativação deste ofício quase extinto no Algarve, vão ser apresentados no dia 9 de Agosto, no Mercado de Silves, numa sessão que começa às 17h30 e só termina à meia-noite. Esta iniciativa, que integrará a programação do “Mercado Fora D’Horas», também prevê a exibição de um documentário e a realização de um workshop aberto à população.

O projeto “A Arte do Latoeiro”, promovido pelo TASA – Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais, começou em Março e vai juntar até Dezembro «dois mestres latoeiros de fora da região, um designer de produto e cinco aprendizes», além da equipa da Proactivetur (gestora do Projecto TASA), da Câmara de Silves e Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines (parceiros da iniciativa).

No fundo, explicou o projeto TASA, trata-se de «uma ação de transmissão de saberes e criação de novas soluções para a latoaria».

Este será o mesmo princípio do workshop aberto à participação da comunidade e visitantes, que terão «uma oportunidade para pegar nas ferramentas do latoeiro e fazer um balde em miniatura», que poderão levar consigo, como recordação. A ação decorrerá a partir das 19h00 e é gratuita, ainda que sujeita a inscrição prévia.

O “A Arte do Latoeiro” é um dos nove projetos de cultura popular portuguesa que venceu a 2ª edição do “Programa Tradições” da EDP e conta com o apoio desta empresa.

Comentários

pub