Portimão reúne «os melhores ingredientes para um Verão inesquecível»

Cultura, gastronomia, «praias de sonho e um programa de animação de grande qualidade para todos os gostos e idades» são […]

Cultura, gastronomia, «praias de sonho e um programa de animação de grande qualidade para todos os gostos e idades» são alguns dos ingredientes para passar um «Verão inesquecível», de Julho a Setembro, em Portimão.

O mês de Julho será marcado «por momentos únicos, o primeiro dos quais entre 14 e 16, na zona ribeirinha de Portimão junto à Antiga Lota, com o mercado mais cool do Sul, o Lota Cool Market, uma montra de referência a sul do país para a divulgação do que mais criativo se faz nas áreas do artesanato, design, entretenimento e gastronomia gourmet», diz a Câmara de Portimão.

Segue-se, depois, a Feira do Livro, de 14 de Julho a 24 de Agosto, que este ano comemora a sua 60ª edição, e promete oportunidades para comprar grandes obras literárias a preços muito tentadores, assim como a presença de escritores para autógrafos.

No dia 15 de Julho, a Alameda da Praça da República recebe um concerto da “Ala dos Namorados”. No que toca ao desporto, de 8 a 9 de Julho, o AIA – Autódromo Internacional do Algarve recebe a maior concentração de Porsche de sempre – Iberian Porsche Meeting, onde será partilhada a paixão pela marca e vividas emoções dos circuitos de velocidade.

Enquanto isto a Área Desportiva da Praia da Rocha continuará a promover a prática de várias modalidades e apresenta um programa de eventos e iniciativas, de 3 de Julho a 2 de Setembro.

Ainda em Julho, de 21 a 23, o Portimão Wine Tasting «promete três dias de boas experiências num ambiente descontraído e sofisticado com destaque para os vinhos e produtos regionais», segundo a Câmara de Portimão.

Ficar a conhecer melhor a cidade de Portimão e Alvor será possível através dos passeios culturais noturnos nos dia 14 e 28 de Julho e das atividades realizadas no âmbito do programa bandeira azul, como os “Contos Azuis”, que decorrem nas praias do município entre 18 e 20 de Julho.

Agosto começa com um dos incontornáveis eventos gastronómicos do país – o Festival da Sardinha. A sardinha volta a ser rainha e no certame que se realiza, entre os dias 2 e 6, na zona ribeirinha de Portimão, não faltará artesanato, gastronomia e muita música com Aurea, no dia 2, Reflect, dia 3, Átoa (dia 4), Cuca Roseta (dia 5) e João Só a encerrar.

Fernando Mendes marca presença com o seu espetáculo “Noivo por Acaso” que promete imensas gargalhadas, podendo ser visto no Grande Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão de 3 a 27 de Agosto.

Entre 11 e 14 do mesmo mês, a freguesia da Mexilhoeira Grande realiza a Mostra de Artes e Sabores da Nossa Terra, dando a conhecer as tradições e produtos regionais que vão desde o artesanato, doçaria e outras tradições da terra.

Ainda em Agosto o desporto é rei com a realização, de 25 a 27, da prova 24H Endurance Series no Autódromo Internacional do Algarve e a realização do Futsal Masters Cup, que conta com a presença das quatro melhores equipas ibéricas de futsal que vão competir num torneio de pré-temporada no Portimão Arena.

Em Setembro os petiscos estão de volta com a Rota do Petisco “Terras do Arade”, a decorrer até 15 Outubro. Quanto ao Mundial de Superbike promete grandes emoções na pista do Autódromo Internacional do Algarve, entre os dias 15 e 17. O Festival do Berbigão também marca presença, entre os dias 9 e 10, na Figueira.

Este «será um Verão onde não faltarão propostas de índole cultural, como as exposições patentes no Museu de Portimão ou na Casa Manuel Teixeira Gomes, a gastronomia, que conjuga os melhores sabores da terra e do mar nos restaurantes do município, praias de águas tépidas e areia fina e tudo o mais que Portimão oferece para que os dias sejam memoráveis», segundo aquela autarquia.

A agenda de verão estará disponível na rede de informação municipal, nos postos de turismo do Município. Para consultar a agenda completa clique aqui.

Comentários

pub