Portimão celebra as bodas de prata das Festas de Santo André

A Igreja da Penina (Portimão) vai viver dois fins de semana de festa repletos de fé e devoção, integrados nas […]

A Igreja da Penina (Portimão) vai viver dois fins de semana de festa repletos de fé e devoção, integrados nas festas de Santo André, que contam com a participação da comunidade.

O Centro Apostólico de Santo André, situado na Igreja da Penina, na freguesia de Alvor, vai realizar as tradicionais festas em honra do seu padroeiro. As atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo nestes festejos, reunindo centenas de residentes e turistas, em convívio e confraternização.

Destaca-se, do programa litúrgico, as eucaristias marcadas para 6 e 13 de Agosto, às 12h00 e às 19h00 em ambos os casos.

Quanto aos arraiais começam, em todos os dias das festas, a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina. Haverá a atuação dos seguintes artistas, às 21h00: Rita Melo (5 de Agosto), Emanuel Martins (6), Duo Victor & Bruno (12) e Vera Lúcia (13 de Agosto).

Além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja.

«A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas “Filhós de Santo André” e as quermesses fazem com que a festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão, não faltando o pezinho de dança», salienta a Câmara de Portimão, em nota de imprensa.

As Festas em honra de Santo André tiveram início no Verão de 1992 e este ano celebram as Bodas de Prata – 25 anos. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma peregrinação a Roma (Itália), para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos, que acontecia a 25 de Outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos padres da Paróquia de Alvor.

O primeiro cartaz das festas dizia “Hoje há festa!!”. A primeira festa aconteceu no Adro da Igreja com poucas pessoas, mas foi a primeira de muitas. «Ano após ano, as festas começaram a ter outra dimensão, com grande impacto no concelho, transformando-se num grande ponto de encontro de pessoas, onde o convívio, a alegria tornaram-se as palavras de ordem», recorda a autarquia.

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins-de-semana de Agosto, tem entrada gratuita, é organizado pelo Centro Apostólico Santo André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor, da Câmara Municipal de Portimão e com a Herdade do Esporão.

Comentários

pub