“Perspetivas” de artistas de cinco continentes juntam-se em Sagres e Milreu

A exposição “Perspetivas 8º56´53.6”W | 37º00´03.3”N”, que junta artistas dos cinco continentes, é inaugurada no dia 8 de Julho, às 17h00, […]

A exposição “Perspetivas 8º56´53.6”W | 37º00´03.3”N”, que junta artistas dos cinco continentes, é inaugurada no dia 8 de Julho, às 17h00, na Fortaleza de Sagres, mas também passa pelas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), a partir de 22 de Setembro. 

Assim o Promontório de Sagres vai ser «o epicentro de uma manifestação artística à escala global», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg).

«Este projeto resulta de um desafio lançado a vários artistas do Mundo em criar uma obra sobre um lugar que não conhecem presencialmente mas somente através dos recursos tecnológicos, que a internet providencia», acrescenta.

Até porque este é «um exercício da era digitalmente globalizada (a era digital é isso mesmo – global) em que vivemos, e que resulta na apresentação das várias perspetivas artísticas sobre um lugar em particular. O Promontório de Sagres torna-se assim o centro do Mundo, enquanto lugar de Globalização digital e tecnológica», explica.

Na inauguração está prevista a exibição de um filme com o testemunho dos artistas sobre o projeto e seu trabalho criativo. A exposição estará patente até 3 de Setembro.

Os artistas participantes são Arrachme (Estados Unidos da América), Lea Dolinsky (Israel), Abdolreza Rabeti (Irão), Adrian Lis (Roménia), Carmen Heemels (Holanda), Valery Valius (Rússia), Anneli Di Francis (Finlândia), Adrian Russell-Davies (Austrália), Gabriela Pickett (México), Lusine Breitscheidel, (Alemanha), Jonathan Benitez (Filipinas), Felipe Barbosa (Brasil), Sweta Jah (India) e Damien Senyuy (Camarões).

Este é um projeto de Nuno Murta e Carlos Norton, promovido pela Fungo Azul Associação Cultural e integrado no ciclo GlobArt do programa DiVaM 2017 – Dinamização e Valorização dos Monumentos – organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

Comentários

pub