Paróquias de Tavira contratam técnica para restaurar património

As paróquias de Tavira vão ter uma especialista na área de conservação e restauro a trabalhar na recuperação do seu […]

As paróquias de Tavira vão ter uma especialista na área de conservação e restauro a trabalhar na recuperação do seu património, na sequência da criação da empresa de atividades religiosas e turísticas Artgilão.

«Tenho o sonho de poder vir a criar um gabinete/ateliê de restauro em Tavira, mas enquanto esse sonho não for possível de realizar, queremos começar o trabalho de proteção das nossas peças de arte, com a ajuda da Marta Pereira, que tem conhecimentos específicos e nos dará um grande auxílio nesta tarefa de melhor defender o nosso património», explicou o padre Miguel Neto, pároco de Tavira.

Na nota enviada à Agência ECCLESIA, o pároco de Tavira informa que tem como «preocupação central» do trabalho a rentabilização do património que está à sua responsabilidade onde para além da preservação «possa ser oferecido aos fiéis e visitantes».

Neste contexto, o sacerdote assinala que a paróquia algarvia tem múltiplas igrejas, como a de Santa Maria, de Santiago, de S. Paulo, de S. António, que podem «gerar receitas» para a conservação e restauro de peças.

A contratação da técnica Marta Pereira, formada pelo Instituto Politécnico de Tomar e especialista na área de conservação e restauro, surgiu na sequência da criação da empresa Artgilão – Atividades Religiosas e Turísticas de Tavira, Lda, que foi pensada com o «objetivo de explorar financeiramente todas as possibilidades que possam surgir» na paróquia.

Segundo o padre Miguel Neto, a nova empresa Artgilão resultou do pedido que fez aos colaboradores das paróquias de pensarem em «formas de rentabilizar economicamente o património» em Setembro de 2016.

A rentabilização que atualmente passa pela venda de merchandising, na igreja de Santa Maria, e pelas visitas turísticas permite «a criação de postos de trabalho», como o da técnica de restauro.

O pároco de Tavira informa ainda que o merchandising – marcador de livros, saco de pano, brincos, artigos religiosos – foi criado tendo como base do design o património das igrejas, «nomeadamente a sua azulejaria, que é uma marca forte».

«Queremos que estas peças possam ser embaixadoras da nossa causa e do nosso projeto, para que possamos, efetivamente levar por diante ideias que permitam recuperar e preservar os bens que as paróquias de Tavira têm e que queremos que todos possam fruir», desenvolveu.

O padre Miguel Neto dá conta ainda de uma parceria com a Câmara Municipal de Tavira que vai permitir que as igrejas estejam «abertas e visitáveis», nos meses de Junho e Agosto.

«Queremos aprofundar esse relacionamento, de modo a que as Igrejas beneficiem da proximidade e colaboração existentes, bem como o povo cristão, que verá, por certo, as suas tradições reforçadas e promovidas, pois Tavira é rica de momentos e expressões religiosas que são muito particulares na nossa região», concluiu o sacerdote.

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