Ourique viaja no tempo nas comemorações da sua batalha

Os 878 anos da Batalha de Ourique (25 de Julho de 1139) vão ser comemorados entre 21 de Julho e […]

Os 878 anos da Batalha de Ourique (25 de Julho de 1139) vão ser comemorados entre 21 de Julho e 23 de Julho, no Castelo e nas zonas envolventes, com «eventos de recriação histórica e de convívio».

O Município de Ourique realça que este foi «um dos mais importantes momentos da História de Portugal» e que foi o momento da «consolidação da Portugalidade, do ser português, conseguida através da Batalha vitoriosa de D. Afonso Henriques contra um exército árabe. A expressão maior da força dos guerreiros de uma Nação emergente ou do Milagre de Ourique».

A recriação será feita em três fases do acontecimento histórico: Orik Mouro antes da Batalha, a Conquista de Orik durante a Batalha e Orik de D. Afonso Henriques após a Batalha.

As comemorações da Batalha de Ourique começam na sexta-feira, às 18h00, com a Abertura e Vivência do Mercado, com a presença de personagens históricas e de uma arruada musical.

Durante o Orik Mouro, na sexta, decorre o cortejo histórico “Os cinco reinados mouros” (19h00), a ceia medieval “À mesa com os sarracenos e os seus costumes”(20h00), a dança e música moura “Bailarinas mouriscas dançam ao som do alaúde e do daff” (22h00), o teatro de fogo “O sarau do Emir” (23h00) e a noite termina com concerto e baile com a Fanfarra (24h00).

No sábado, 22 de Julho, a conquista de Orik começa com um Almoço dos Ouriquenses, com animação musical, no adro da Igreja de Santa Maria (13h00), prosseguindo com a abertura e vivência do mercado (18h00), o cortejo histórico da chegada das tropas de D. Afonso Henriques (19h00), a teatralização do “Rapto das Mulheres do Harém do Emir”(20h00), a animação de rua “ Venda de relíquias da Terra Santa trazidas pelos soldados” (22h00), a recriação histórica da Batalha de Ourique com teatro de fogo, espetáculo de águas dançantes, pirotecnia e fogo de artifício (23h00) e a noite de termina de novo com concerto e baile com a Fanfarra (24h00).

No domingo, o esplendor de Orik de D.Afonso Henriques começa com o cortejo histórico  “ O Festejo da vitória de El Rei D. Afonso Henriques (16h00), a teatralização  da“ Inscrição dos Cavaleiros para o Torneio D’Armas” (17h00), a animação de rua “Soldadeiras invadem as tabernas em busca de cavaleiros” (18h00), a música e dança cristã com os “Trovadores que encerram o mercado” (21h00) e o Auto de Encerramento, às 22h00.

A Câmara de Ourique realça que vai existir também «uma área infantil destinada aos mais pequenos onde será possível assistir às animações “Estórias de mil uma noite para adormecer” na sexta, “O cavaleiro malfadado”, no sábado, e “Estórias da Batalha de Ourique”, no domingo, sempre às 21h00.

Durante as comemorações, haverá ainda atividades permanentes de dança, música, teatro, jogos, brincadeiras e pinturas faciais, assim como tasquinhas com «petiscos de todas as épocas».

Comentários

pub