Odiana viu aprovados três projetos transfronteiriços dos quais é parceira

Três projetos dos quais a associação Odiana é um dos parceiros foram aprovados no âmbito do programa europeu “Interreg V […]

Três projetos dos quais a associação Odiana é um dos parceiros foram aprovados no âmbito do programa europeu “Interreg V A”. Os projetos estão ligados às áreas dos recursos hídricos e gestão da água, à valorização do património natural, cultural e histórico e à estratégia turística na fronteira ibérica.

As candidaturas foram apresentadas no final de 2015 pela Odiana e diversos parceiros ao antigo programa POCTEP, «cuja índole transfronteiriça é o elemento mais marcante», e aprovados recentemente, segundo a associação que junta os municípios de VRSA, Castro Marim e Alcoutim. «Após as aprovações, começam agora os trabalhos preliminares dos projetos que juntam portugueses e espanhóis em prol do desenvolvimento territorial e que contam com a parceria da Odiana», acrescentou.

Um dos projetos aprovados é o “Valagua – Valorização Ambiental e Gestão Integrada de Água e dos habitats no Baixo Guadiana transfronteiriço”, cujo objetivo é «melhorar a qualidade e a quantidade de água disponível para os diversos usos e recuperar a qualidade dos habitats e ecossistemas associados».

A Odiana também está envolvida no projeto “Uaditurs II – Promoção do Turismo Sustentável no Baixo Guadiana”, uma «estratégia comum através de itinerários ambientais, culturais e históricos, enquanto recurso estratégico para o desenvolvimento turístico do território do Baixo Guadiana».

O terceiro projeto aprovado, “Destino Fronteira”, pretende implementar uma estratégia de desenvolvimento turístico na fronteira ibérica «que permita também reduzir os custos de contexto, diminuir as desigualdades territoriais e promover o desenvolvimento sustentável das regiões de fronteira».

Mais informação sobre os projetos, iniciativas de cooperação entre o Algarve, Alentejo e Andaluzia, aprovados no âmbito da Primeira Convocatória do Programa Interreg V-A Espanha- Portugal 2014-2020 (POCTEP) e cofinanciados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pode ser encontrada no site deste programa europeu.

Comentários

pub