Obras na EN125 avançaram mais um pouco…mas continuam [fotogaleria]

A rotunda de Alcantarilha/Armação já está repavimentada, a EN125 antes da rotunda das Fontainhas também, a zona da Fatacil, em […]

A rotunda de Alcantarilha/Armação já está repavimentada, a EN125 antes da rotunda das Fontainhas também, a zona da Fatacil, em Lagoa, já voltou a funcionar como rotunda, embora se mantenham muitos constrangimentos ao trânsito. Estas são as principais novidades do troço da EN125 entre Faro e Lagoa, depois de as obras terem avançado a todo o vapor nos últimos dias do mês de Junho, para estarem o mais prontas possível até ontem, dia 30.

Mas mesmo hoje, sábado, 1 de Julho, ainda há muitos trabalhos a decorrer, embora sobretudo nas zonas laterais da estrada, nomeadamente onde a estrada atravessa zonas urbanas, com a colocação de pavê nos passeios.

Em Lagoa, frente à Adega Cooperativa, já começou a ser instalado um novo passeio para peões. Mas falta ainda pavimentar a primeira rotunda à entrada da cidade, junto ao Jumbo, bem como todo o troço entre as rotundas de Carvoeiro e da Fatacil.

As máquinas de repavimentação estão hoje – que é sábado – estacionadas à beira da estrada, dando a entender que, mesmo depois de terminado o prazo do dia 30 de Junho, que a própria concessionária Rotas do Algarve Litoral (RAL) tinha anunciado há dias, haverá ainda trabalhos na próxima semana.

Na rotunda da Fatacil, a confusão continua, embora, para o trânsito automóvel, as coisas até estejam mais ou menos resolvidas, ainda que de forma provisória e mal sinalizada. Mas para as pessoas que têm de atravessar a estrada, para ir às lojas e outros serviços na zona comercial e industrial, apesar de até haver uma placa a indicar a passagem de peões, a verdade é que quem se arrisca tem de circular a pé ao lado dos carros, numa zona onde, devido às obras, a via é muito estreita. O perigo espreita e de que maneira!

Resta esperar que esta situação seja alterada a tempo da Fatacil, quando por ali circulam a pé milhares de pessoas por dia…

Entretanto, o Sul Informação constatou que os oito buracos na berma, na EN125, entre a ponte do Arade e Lagoa, mais de ano e meio depois de terem sido abertos, foram finalmente tapados.

Por outro lado, nos dois pontões que estão a ser reconstruídos sobre a linha do comboio, na Maritenda (Boliqueime) e nas Fontainhas (Ferreiras), as obras também prosseguiam este sábado, mantendo-se a circulação alternada e regulada por semáforos.

Aqui, no seu comunicado da semana passada, a RAL já tinha avisado que os trabalhos se deverão prolongar até ao fim da próxima semana. Segundo a concessionária, «os condicionamentos de tráfego nas passagens rodoviárias sobre o caminho-de-ferro em Fontainhas e Maritenda serão levantados até ao final da primeira semana de Julho».

 

Fotos: Elisabete Rodrigues|Sul Informação

 

Comentários

pub