Montenegro pede legislação ao Governo para limitar estacionamento de transferes

Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, quer que o Governo crie legislação própria para os veículos […]

Steven Sousa Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, quer que o Governo crie legislação própria para os veículos de transferes turísticos, para «disciplinar a atividade na região e particularmente na zona envolvente ao Aeroporto de Faro».

O autarca aproveitou a vinda de Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, à inauguração das obras de ampliação do aeroporto, para abordar o tema e, segundo a Junta de Freguesia de Montenegro, vai agora remeter «uma exposição formal sobre a situação caótica que se verifica na Freguesia, devido à ocupação ilegal do espaço público por parte de centenas de veículos usados nos transferes de passageiros», como o Sul Informação já deu conta em reportagem.

Para Steven Sousa Piedade, «a falta de legislação tem sido aproveitada pelas empresas do setor, que ocupam a via pública de forma indiscriminada, prejudicando várias dezenas de famílias que residem nas imediações do aeroporto».

A Junta de Freguesia explica que, «contrariamente às agências de rent-a-car, as empresas que se dedicam aos tranferes não estão obrigadas a ter espaço próprio para estacionamento das viaturas durante os períodos em que não operam. Protegidas por este ‘vazio’ na lei, os proprietários das largas centenas destes veículos ocupam indevidamente a zona envolvente do aeroporto, numa extensão que chega a atingir os 800 metros».

Steven Sousa Piedade realça «ser este um flagelo que tem vindo a agravar-se nos últimos anos, com o aumento significativo de veículos que efetuam transferes de passageiros entre o aeroporto e os hotéis da região».

Para o autarca, «é urgente regulamentar de forma rigorosa esta atividade, pois esta situação intolerável causa sérios transtornos na vida de quem habita nesta zona da Freguesia, para além de representar um verdadeiro atentado à segurança de pessoas e de outros veículos».

Comentários

pub