Macas e desfibrilhadores deixam praias de Castro Marim preparadas para emergências médicas

As três praias do concelho de Castro Marim – Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço – vão contar com […]

As três praias do concelho de Castro Marim – Alagoa/Altura, Praia Verde e Praia do Cabeço – vão contar com equipamento para fazer face a emergências médicas. Além de Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), foram também entregues aos nadadores-salvadores responsáveis pelas concessões destas zonas balneares macas (planos duros) para imobilização e contenção das vítimas durante o transporte.

Tanto os desfibrilhadores, que foram introduzidos nas praias deste concelho há dois anos, numa «iniciativa inédita no país», como as macas, foram disponibilizadas pela Câmara de Castro Marim, que salientou que os equipamentos «permitem aos nadadores-salvadores uma atuação pronta e adequada em situações de emergência médica, para a qual tiveram também a devida formação técnica».

E esta é uma medida que pode salvar vidas. «A utilização do DAE é o único tratamento eficaz na paragem cardíaca em casos de fibrilação ventricular, causa da maior parte dos episódios de morte súbita. A utilização dos dispositivos, em ambiente extra-hospitalar, por pessoal não médico, melhora significativamente a sobrevida do paciente», ilustrou a autarquia.

«Castro Marim congratula-se com o facto de contribuir para a segurança dos seus munícipes e de todos os que visitam as praias do concelho. A formação e equipamentos adequados diminuem o risco de incidentes graves e aumentam a segurança de todos», acredita o vereador da Câmara de Castro Marim Nuno Pereira.

Já o presidente da autarquia, o médico Francisco Amaral, diz que «a morte por paragem cardíaca nas praias é muito mais frequente do que por afogamento, para onde tem sido canalizada a atenção deste país ao longo dos anos».

Comentários

pub