Lagoa vai eleger as suas “5 Maravilhas”

São 10 locais, todos ligados ao património, que estão a concurso, mas apenas cinco serão eleitos como as “Maravilhas do […]

São 10 locais, todos ligados ao património, que estão a concurso, mas apenas cinco serão eleitos como as “Maravilhas do concelho de Lagoa”. A votação decorre até 31 de Agosto e os vencedores serão conhecidos a 2 de Setembro, numa gala a realizar-se no Centro de Congressos do Arade.  

E quais são os locais a concurso? Começando pela Paisagem Natural da Orla Costeira, passando pelo Promontório da Senhora da Rocha e pela Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, em Porches, sem esquecer o Convento de São José, as propostas passam por vários locais do concelho.

É que também há a Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Lagoa, a Igreja de São Tiago, em Estômbar, o Parque Municipal dos Sítios das Fontes, as Igrejas da Misericórdia de Lagoa e Estômbar, a Capela de Santo António, na Mexilhoeira da Carregação, e o casco urbano tradicional de Ferragudo.

Esta iniciativa surge no âmbito do tema “Património – Olhar o passado rumo ao futuro” com a qual a Câmara de Lagoa quer «dar a conhecer os muitos sítios e monumentos do concelho, promovendo ao mesmo tempo a necessidade de os salvaguardar e preservar».

«Conhecer e mostrar este conjunto de algumas das melhores expressões do património de Lagoa é um passo importante para valorizar e preservar as mais emblemáticas maravilhas paisagísticas, culturais e artísticas do concelho, fazendo notar a sua importância singular, tanto junto das populações locais como de quem o visita», considera aquela autarquia.

«Através da observação e análise de um vasto conjunto de sítios, edifícios e conjuntos patrimoniais do concelho, destacam-se nesta primeira edição dez destes espaços e sítios que serão explorados e integrados na dinâmica comunitária, levando a uma apropriação dos mesmos pelas associações locais que os irão promover com o apoio da Câmara Municipal e Juntas de Freguesia», acrescenta.

O convite para participar no processo de escolha das “5 Maravilhas do Concelho de Lagoa” é alargado a todos os cidadãos, portugueses e estrangeiros residentes no concelho ou não. É que há, inclusive, uma aplicação móvel que pode ser descarregada aqui. 

Comentários

pub