Já há 32 Postos de Saúde a funcionar nas praias do Algarve

32 Postos de Saúde de Praia, distribuídos ao longo da costa algarvia, já estão a funcionar até dia 3 de […]

32 Postos de Saúde de Praia, distribuídos ao longo da costa algarvia, já estão a funcionar até dia 3 de Setembro, numa iniciativa da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, através de um protocolo de colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa.

Os postos de praia destinam-se a assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada.

O seu horário de atendimento prolonga-se entre as 10h00 e as 19h00, todos os dias. Sete destes postos irão manter-se em funcionamento até 17 de setembro.

Segundo a ARS, a necessidade dos postos de praia está bem expressa nos números dos anos anteriores: em média, são realizados cerca de dez mil atendimentos, durante os meses de Verão.

A «grande maioria» dos casos são «resolvidos e devidamente tratados no local pelo enfermeiro, evitando deslocações desnecessárias, e funcionando, muitas vezes, como ponto de esclarecimento e triagem para o correto encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado».

«Desde 2010, que os recursos afetos aos Postos de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar», acrescenta a ARS.

 

Reforço de atendimento nos Centros de Saúde algarvios

Mas o Verão traz também um reforço de atendimento nos Centros de Saúde do Algarve. Assim, além do período normal de funcionamento das unidades de saúde, a ARS Algarve, em articulação com os três Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) da região, vai alargar o horário de atendimento de enfermagem e reforçar o da consulta aberta, destinada a utentes (residentes e não residentes) com doença aguda, «nos concelhos onde se regista habitualmente maior afluência de turistas».

Eis os horários:

ACES Central
Centro de Saúde de Albufeira: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de segunda a sexta das 08h00 às 20h00; ao sábado, domingo e feriados das 9h00 às 16h00.
Centro de Saúde de Loulé: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao sábado, domingo e feriados das 9h00 às 15h00.
Centro de Saúde de Faro: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 18h00 – 20h00; sábado, domingo e feriados das 9 -18h.
Centro de Saúde de Olhão: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 20h00 – 22h00; ao sábado, domingo e feriados das 9h00 às 18h00; atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) ao sábado, domingo e feriados das 9h00 às 13h30.
Centro de Saúde de São Brás de Alportel: atendimento médico e de enfermagem ao sábado, domingo e feriados das 9h00 às 15h00.

ACES Barlavento
Extensão de Saúde de Armação de Pera: atendimento médico e de enfermagem de segunda à sexta das 16h00 às 20h00; ao sábado, domingo e feriados das 16h00 às 20h00.
Centro de Saúde de Portimão: atendimento de enfermagem (sala de tratamentos) de segunda à sexta das 9h00 às 19h00 (início a partir de 13 de julho).

ACES Sotavento
Extensão de Saúde de Altura: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 16 às 20 horas.
Centro de Saúde de Tavira: atendimento médico e de enfermagem de segunda a sexta das 15 às 20 horas; Aos sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 18h00.
Centro de Saúde de Vila Real de Santo António: atendimento de enfermagem de segunda a sexta das 15 às 20 horas.

 

No âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a região do Algarve dispõe de quatro Serviços de Urgência Básica (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão), e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas.

Comentários

pub