“Formar Jovens Autarcas Algarvios” da JSD mostrou a «importância» das Assembleias Municipais

A segunda sessão da iniciativa “Formar Jovens Autarcas Algarvios”, da JSD/Algarve, realizou-se a 8 de Julho, com José Carlos Barros […]

A segunda sessão da iniciativa “Formar Jovens Autarcas Algarvios”, da JSD/Algarve, realizou-se a 8 de Julho, com José Carlos Barros e Paulo Freitas, presidentes das Assembleias Municipais de Vila Real de Santo António e Albufeira, respetivamente, a alertarem para «a importância do órgão que lideram». 

Esta sessão realizou-se no Salão Nobre da Câmara de Albufeira.

José Carlos Barros, que também é deputado do PSD na Assembleia da República, destacou, ao longo da sessão, que, «desejavelmente, o papel das Assembleias Municipais deverá, a cada momento, reinventar-se, até pelo papel crescente que podem desempenhar em termos de apelo a uma mais alargada participação cívica e no relançamento do interesse pela política e por parte dos cidadãos».

Já Paulo Freitas referiu que «a presidência de uma Assembleia Municipal deve assegurar a imparcialidade, pois é necessário gerir o poder executivo e o poder deliberativo».

Este presidente alertou ainda para o facto de a Assembleia Municipal, embora detenha uma série de competências de extrema importância, nomeadamente, a fiscalização, carecer de autonomia no exercício da plenitude das suas funções, encontrando-se «excessivamente dependente da Câmara Municipal».

José Carlos Barros corroborou este entendimento, considerando «importante que o funcionamento das Assembleias Municipais, aos diferentes níveis, deixe de estar dependente de recursos postos à sua disposição pelas Câmaras Municipais».

Quanto à participação dos jovens no poder local, assunto que, para a JSD, «será sempre ponto de ordem», ambos os autarcas convidados referiram que «os jovens devem ser tidos em conta pela sua irreverência e vontade de questionar».

«Os jovens são conhecedores de outras realidades e a democracia só tem a ganhar com o confronto de ideias. A participação dos jovens deve ser valorizada», acrescentaram.

A JSD/Algarve «irá compilar todas estas matérias no seu caderno de boas práticas e políticas autárquicas, resultando daí um conjunto de propostas políticas de juventude que serão remetidas ao partido e às Concelhias da JSD».

A terceira, e última, sessão do “Formar Jovens Autarcas Algarvios” ainda não tem data marcada, mas será sobre o papel das Câmaras Municipais, e contará com a presença Rui André (presidente da Câmara Municipal de Monchique) e Luís Gomes (presidente da Câmara de Vila Real de Santo António).

 

Comentários

pub