Faro tem nova plataforma de mapas interativos e de informação geográfica

  O Município de Faro lançou uma nova plataforma de mapas interativos e de publicação de informação geográfica. A nova  ferramenta […]

 

O Município de Faro lançou uma nova plataforma de mapas interativos e de publicação de informação geográfica. A nova  ferramenta permite, segundo a autarquia, «uma consulta mais intuitiva e interativa da informação geográfica, bem como apresenta uma maior diversidade de funcionalidades».

Esta plataforma, que foi desenvolvida em parceria com a empresa algarvia WKT-Sistemas de Informação, «baseia-se em software de código aberto e aplica as mais recentes boas práticas ao nível do acesso e utilização/exploração de informação geográfica por parte da Administração Pública, cumprindo assim o estabelecido na diretiva europeia INSPIRE e na visão e objetivos definidos pela Direção Geral do Território para o SNIG 2020 (Sistema Nacional de Informação Geográfica)», explica a Câmara de Faro.

A autarquia realça que o Município possui agora  «a capacidade de disponibilizar e consumir informação geográfica através de serviços na internet, garantindo a interoperabilidade dos seus sistemas com as restantes entidades da Administração Pública e da sociedade civil».

A pesquisa e localização de vários tipos de informação (processos de obras, moradas, prédios rústicos, coordenadas e outros), a emissão automática de plantas em formato digital (pdf), que podem ser utilizadas para instrução de pedidos a realizar à autarquia e a consulta dos instrumentos de gestão territorial com incidência no concelho, «estão agora à distancia de um clique».

Comentários

pub