Embarcação mais acessível do mundo está atracada em Portimão até 13 de Julho

O veleiro “Lo Spirito di Stella”, considerada a embarcação mais acessível para pessoas com deficiência motora, vai estar atracada em […]

O veleiro “Lo Spirito di Stella”, considerada a embarcação mais acessível para pessoas com deficiência motora, vai estar atracada em Portimão até ao dia 13 de Julho e tem vindo a proporcionar uma experiência diferente a pessoas com mobilidade reduzida desde que chegou à região, no dia 25 de Junho. A cidade algarvia foi uma das etapas escolhidas pelo capitão Andrea Stella, velejador paraplégico, que é o mentor do projeto “Wheels on Waves”, cujo objetivo é levar a Convenção dos Direitos Humanos das pessoas com deficiência motora a vários pontos do mundo, ao mesmo tempo que apoia causas solidárias.

Andrea Stella está a realizar uma travessia do Oceano Atlântico, viagem que começou em Nova Iorque e que apenas terminará em Itália. Portimão foi um dos pontos de passagem escolhidos para levar uma mensagem de paz e respeito pelas pessoas com deficiência motora.

Será, igualmente, em Portimão que embarcará um passageiro que acompanhará o capitão do “Lo Spirito di Stella” na próxima etapa da viagem, até Gibraltar. Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador, que trabalha a problemática da mobilidade reduzida, aceitou o desafio e passará alguns dias no mar.

Salvador de Almeida, ele próprio tretaplégico, associa-se a esta causa para, por um lado, provar «que de facto não há barreiras, o que conta mesmo é a nossa vontade», mas também para ajudar o atleta Fernando Pinto, velejador com mobilidade reduzida que, apesar de ter sido vice-campeão do Mundo, não tem um barco adaptado ao seu corpo e precisa de ajuda para conseguir adquirir uma embarcação e representar Portugal no Europeu em França e no Mundial do Japão.

Para adquirir uma embarcação adequada, Fernando Pinto precisa de 7641 euros, verba que Andrea Stella e Salvador vão procurar angariar através da “venda” das 159 milhas náuticas que percorrerão na sua viagem até Gibraltar. Cada milha tem o valor de 48 euros e poderão associar-se particulares, empresas, grupos de amigos, patrocinando meia milha, uma milha ou mesmo 5 e 10 milhas.

 

Conheça alguns testemunhos de quem já viajou na embarcação “Lo Spirito di Stella”:

 

Comentários

pub