Delegação Marítima de Albufeira participa em sensibilização para os perigos das arribas

A Delegação Marítima de Albufeira tem colaborado nas ações de sensibilização, promovidas pela Proteção Civil daquele concelho, que alertam para […]

A Delegação Marítima de Albufeira tem colaborado nas ações de sensibilização, promovidas pela Proteção Civil daquele concelho, que alertam para os perigos das arribas nas praias de Albufeira. As últimas decorreram a 14 de Julho, nas praias de São Rafael e dos Arrifes, mas estão previstas ainda mais oito. 

O objetivo é «alertar os banhistas para os perigos de derrocada das arribas, recomendado que se coloquem a uma distância mínima de segurança de 1,5 vezes a altura da arriba», explica a Autoridade Marítima.

«Nas costas rochosas, chamam-se arribas às vertentes que são permanentemente ou periodicamente expostas à ação do mar. O Algarve apresenta em alguns locais da zona costeira uma paisagem que se caracteriza pelo recorte irregular da erosão. A beleza natural procurada pelos utentes destas áreas é, no entanto, indissociável do risco decorrente da instabilidade das arribas», acrescenta.

A evolução (erosão) natural das arribas processa-se numa sequência intermitente e descontínua de derrocadas instantâneas, o que pode vir a constituir perigo para os utentes das praias.

«Os desmoronamentos são muito variáveis no espaço e no tempo, dependendo de inúmeros fatores, como a intensidade e frequência da ação de agentes climáticos, a fraturação e o tipo de rocha em que a arriba é talhada, a ocupação humana, a presença de vegetação, a vibração, a sismicidade, entre outros», explica a Autoridade Marítima.

Neste sentido, foram identificadas faixas de risco das arribas pela Agência Portuguesa do Ambiente- Administração da Região Hidrográfica do Algarve (ARH), procedendo-se à colocação de placas de risco nas praias, como forma de informar e sensibilizar os utentes dessas zonas balneares.

Esta Delegação Marítima faz parte da Capitania do Porto de Portimão. Para conhecer as restantes ações previstas clique aqui.

 

Comentários

pub