Casas de habitação social de São Brás estão a ser melhoradas

Obras de beneficiação em seis casas do Bairro Social, ou a pintura das habitações camarárias do mesmo bairro, são algumas […]

Obras de beneficiação em seis casas do Bairro Social, ou a pintura das habitações camarárias do mesmo bairro, são algumas das empreitadas que estão a ser levadas a cabo pela Câmara de São Brás de Alportel.

Além disto, também, estão a ser substituídas janelas do Bairro Social. «A par do contínuo trabalho que é realizado pelos serviços da Câmara Municipal na manutenção regular dos 50 fogos de habitação social do município, o Município leva a cabo obras de maior envergadura, num investimento fundamental para ampliar e renovar o parque habitacional, ao serviço da comunidade», diz a Câmara de São Brás.

«Dar mais e melhores respostas às necessidades da população é uma preocupação permanente da autarquia que tem vindo a desenvolver esforços para alargar o seu parque de habitação social», acrescenta.

Neste sentido, a autarquia assinou recentemente um protocolo de colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel.

Este é «um acordo que permite ao município criar novos fogos de habitação social através da adaptação de imóveis devolutos da Santa Casa. Desde a formalização do acordo, já foi estabelecido o primeiro contrato de comodato, que tem por objeto a cedência de uma habitação, cuja obra de adaptação já está em curso, integrada neste conjunto de investimentos».

Ao abrigo de uma parceria com a Junta de Freguesia, a autarquia apoia também a concretização de obras de melhorias no Bairro Graça a Deus, propriedade da Junta de Freguesia.

E em complemento a todo este trabalho, «a Câmara Municipal continua a desenvolver o programa “Mão Amiga” que apoia as famílias que não vivem em habitação social, mas que precisam de ajuda para realizar aquelas obras essenciais para garantir a dignidade e o conforto do lar de quem menos tem».

Neste momento, encontra-se em conclusão mais obra ao abrigo do Programa “Mão Amiga” e prosseguem outras intervenções, num orçamento anual na ordem dos 50 mil euros.

Segundo a Câmara de São Brás, «as políticas de habitação da autarquia não se ficam pela reabilitação dos edifícios, e procuram sobretudo a plena inclusão social».

«Com esse objetivo, foi construído o Espaço Multiusos João Rosa Beatriz, que veio complementar o Espaço Desportivo já existente no local e que permite a realização de um vasto conjunto de atividades e o acompanhamento social, de proximidade, de todo este complexo habitacional».

O projeto de intervenção comunitária “Bem Me Quer”, que tem sede neste espaço, é responsável por uma programa de atividades diversificadas, que envolvem moradores e outros participantes, num convívio «muito salutar que permitiu dar toda uma nova dinâmica ao Bairro, cada vez mais atrativo e mais feliz».

O espaço acolhe também atividades de tempos livres para jovens, «fundamentais para o seu saudável e harmonioso desenvolvimento».

 

Comentários

pub