Casa-Museu João de Deus recebe doação de peças que pertenceram ao poeta e pedagogo

O acervo da Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, foi enriquecido com uma doação de bens culturais, […]

O acervo da Casa-Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, foi enriquecido com uma doação de bens culturais, peças de mobiliário, obras de arte e decorativas, pertencentes à Fundação Maria Guilhermina de Deus Ramos Soares Lopes, de Lisboa.

O ato de solene de entrega da doação teve lugar no passado mês de Junho e os objetos passam agora por um processo de triagem e tratamento, de modo a posteriormente serem musealizados e incorporados na exposição permanente deste equipamento cultural.

As peças doadas pertenciam à Fundação Maria Guilhermina Ramos Soares Lopes, criada em memória de uma das netas do poeta e pedagogo João de Deus, que, no início do ano de 2017, manifestou o seu interesse em doar à Casa-Museu da terra natal do autor diversos bens culturais, dos quais se destaca uma escrivaninha do séc. XIX, peça singular pertencente à família do poeta.

Entre os bens doados, encontram-se ainda objetos de carácter decorativo e de arte, como um tinteiro e um desenho a carvão retratando as netas do poeta, as três filhas de João de Deus Ramos Júnior: Maria Guilhermina de Deus Ramos, Maria da Luz de Deus Ramos e Maria Joana de Deus Ramos.

Desta doação, fazem também parte inúmeras primeiras edições de obras de João de Deus.

O Município de Silves e a Casa-Museu João de Deus agradecem este gesto da Fundação e destacam a «importância das peças doadas, que, sendo únicas no uso quotidiano do poeta e pedagogo e da sua família, enriquecerão de modo peculiar o acervo documental e museológico deste espaço cultural da vila de São Bartolomeu de Messines e do concelho de Silves».

Comentários

pub