Câmara vai oferecer 188 mil euros em equipamento aos Bombeiros de Albufeira

A Câmara de Albufeira vai investir 188 mil euros em novos equipamentos para os Bombeiros voluntários locais. A medida permitirá […]

A Câmara de Albufeira vai investir 188 mil euros em novos equipamentos para os Bombeiros voluntários locais. A medida permitirá fazer face a algumas das «necessidades mais prementes» da corporação, entre as quais «um veículo polivalente com cabine dupla e caixa aberta, duas motos de emergência médica e 100 pares de botas».

A verba a investir também permitirá «a substituição da cobertura do quartel, composta por telhas de fibrocimento contendo amianto e que apresentam zonas a requer intervenção imediata, de forma a evitar riscos em matéria de saúde para os utilizadores do espaço».

Este novo equipamento vem aumentar a capacidade operacional dos Bombeiros Voluntários de Albufeira, que, dado o aumento das solicitações, «principalmente no âmbito de emergência médica», se têm confrontado «com a impossibilidade de responder a um número significativo de ocorrências por indisponibilidade de meios».

«Só este ano, até 30 de Junho, registámos 2684 ocorrências, mais 193 do que no período homólogo de 2016. Do total, não conseguimos responder a 488 solicitações, porque não tínhamos meios disponíveis. No ano passado recebemos 5467 ocorrências, das quais 1220 ficaram sem resposta porque todos os meios estavam ocupados», revelou António Zua Coelho, comandante dos Bombeiros Voluntários.

«A solução encontrada passou pela aquisição de duas motos de emergência médica, devidamente equipadas com desfibrilhadores e equipamentos de suporte básico de vida, que, em caso de não haver ambulâncias disponíveis, irão garantir a primeira assistência às vítimas. Com este projeto, que é pioneiro na região, iremos conseguimos ganhar tempo até que cheguem os meios apropriados: tempo que é precioso para salvar vidas», complementou José Carlos Rolo, presidente da Direção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Albufeira.

O veículo de cabine dupla e caixa aberta destina-se a fazer face às necessidades permanentes de transporte de pessoal e de material. «A sua aquisição irá permitir a substituição de duas viaturas, uma no ativo com mais de 22 anos e outra com 19 anos que foi abatida por já não se justificar a sua reparação», segundo a autarquia.

Este é um reforço do apoio que vem sendo dado pela autarquia à corporação albufeirense. No início de Julho, a Câmara «entregou 100 novos equipamentos de proteção individual, no valor de 72 mil euros, para utilização no combate a incêndios urbanos, com vista a melhorar as condições de segurança dos operacionais no terreno».

Também a motobomba de elevado caudal (Super Betsy) foi oferecida pelo município, bem como a viatura de combate a incêndios urbanos, no valor de 244 mil euros, adquirida no final de 2016.

«Albufeira é um dos destinos turísticos mais procurados a nível nacional e internacional, o que leva a que durante o verão a população aumente cerca de quatro vezes em relação aos restantes meses do ano. Temos uma enorme pressão e todos os holofotes concentrados em nós, razão por que as questões relacionadas com a segurança de residentes e turistas estão na linha da frente das preocupações de quem intervém na gestão do concelho», ilustrou o presidente da Câmara de Albufeira Carlos Silva e Sousa.

Comentários

pub